Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Autor: David Nicholls
Número de Páginas: 416 páginas
Editora: Intrínseca
Resenha:
“Vinte anos. Duas Pessoas. Um dia”
Um clássico moderno. Tudo bem, isso pode parecer bem repetitivo, porque todos os blogs que gostaram do livro estão dizendo isso, mas, não seria tão óbvia se não fosse verdade.
Passei um longo período entrando em mundos literários que passavam por caminhos de vampiros, lobos, bruxas, deuses gregos e até mesmo anjos; e com tantos caminhos percorridos, acabei sentindo falta de obras com proximidade do que é real. Foi daí que surgiu minha vontade de ler Um Dia , que definitivamente tem um enredo muito realista, pelo menos na minha visão. É difícil fazer uma resenha digna desta obra, porque nada que escrevo parece bom o suficiente.
Esse é o tipo de livro que sempre entra na minha lista de preferidos. É uma obra que consegue arrancar sorrisos e lágrimas de seus leitores, e às vezes possui pontos que parecem tão reais que chegam a dar certo incômodo, que nos fazem refletir.
“Em e Dex, Dex e Em”
Uma jovem que sonha em mudar o mundo, na verdade um pouco a seu redor. Um jovem que não tem nenhuma idéia do que realmente quer. No dia seguinte ambos teriam que trilhar caminhos diferentes para tentaram alcançar o que sonharam, ou pelo menos para buscar respostas. Após uma comemoração pelo fim da faculdade, Dexter vai para o apartamento de Emma. Algo acontece entre eles. Um ato que marcaria a vida deles para sempre, mesmo eles não sabendo que isso ocorreria.
“Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto de sua vida seria confiança.
Seria o presente da confiança. Ou isso, ou velas perfumadas.”
Em e Dex tinham pensamentos, ambições, sonhos e prazeres distintos. Mesmo com tantas diferenças, ambos continuam amigos, e a história vai sendo narrada no dia 15 de Julho ao longo dos anos, mostrando as vidas completamente diferente de ambos e um destino surpreendente. Eles continuam amigos, e suas vidas passam a tomar rumos que eles sequer haviam imaginado.
“Inteligente, engraçado, sagaz e, por vezes, insuportavelmente triste”
(The Times)
Acredito que Um Dia é o tipo de livro que você ama ou odeia. Os personagens não são os típicos personagens de Romance que são perfeitos e seus erros são redimidos por sua perfeição, muito pelo contrário, os personagens são como você e eu, cheios de falhas e qualidades. Eles erram e acertam como fariam se fossem seres humanos reais. Isso me chamou muita atenção e me fez gostar ainda mais do livro.
É uma história que te faz pensar, com personagens únicos, enredo marcante e com um fim surpreendente (pelo menos surpreendeu a mim). É uma leitura que recomendo a todos que gostem desse gênero literário.
Adaptação para o cinema
Acredito que todos, ou a grande maioria, saibam que o livro Um Dia foi adaptado para o cinema.
Interpretando Emma temos Anne Hathaway e Jim Sturgess no papel de Dexter. Eu particularmente acho que ver o filme é válido após a leitura do livro, porque o mesmo é sempre melhor, mas, o filme também é lindo. Abaixo segue o trailer:
Olá Polly, adorei a resenha confesso qe estou louca para ler esse livro .. mas no momento estou agarrada na serie Fallen *-* haha'
ResponderExcluirSeu blog ta mtu bom, estou acompanhando oq vc posta aqi.. embora não comente (: Parabéens!
Beeeeijos Fabiola.
E falou que a resenha não estava boa. AUHSHUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAH
ResponderExcluirSabia que seria maravilhosa *---*
Beijos.
MarcoosB.
Esse livro é insuportavelmente triste mesmo, mas é muito bom. Chorei litros quando li, mas é uma obra que eu seria capaz de ler quantas vezes fosse preciso e me surpreenderia cada vez mais! É realmente um clássico moderno! Amei o livro!
ResponderExcluirAmei sua resenha! :)
Beijos! *-*
devoramoslivros.blogspot.com
Adorei o nome do seu blog!!!! Beijinhos, querida!!
ResponderExcluirAmei sua resenha ! Me deu vontade de ler este livro.
ResponderExcluirTem um selinho pra ti no meu blog.
Beijos
http://livros-escondidos.blogspot.com/
Eu sou louca para ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha *-*
ResponderExcluirParabéns pelo blog, pela resenha e pelo template! Tá lindo demais.
Sucesso flor.
Beijinhos.
http://keziahraiol.blogspot.com/
Eu li e assisti o filme também. E é incrível né, todo muno que lê Um dia tem a mesma opinião. O livro é incrível, mesmo falando de pessoas absolutamente normais, e tem um final surpreendente.
ResponderExcluirEu achei o filme super fiel, pecou em alguns pedacinhos, mas na maioria foi exatamente como imaginei.
Beijinhos! Adorei tua resenha.
Um dia <3
ResponderExcluirAinda n li *chora* baixei o filme e tô esperando, pq só vejo depois que ler.
Essa capa é mt bonita, e a com o poster do filme tbm (apesar de eu n gostar de misturar as coisas).
Tem gente que fala que o livro/filme é mt complexo e chato. Os que amam, amam mesmo!
Espero entrar para esse segundo time!
bjs,
tudo por um livro.
Estou louca para ler esse, vejo varias opiniões diferentes sobre ele por aí e fico super com vontade de ler e tirar minhas próprias conclusões. Adorei *-*
ResponderExcluirIsabela
Oi,Pollyanna!
ResponderExcluirEssa é a minha primeira visita ao blog e estou adorando.Conheci seu blog através do Devoramos Livros e resolvi conhecê-lo.Parabéns pela excelente resenha,estou louca por esse livro.Seus posts são muito bem escritos e elaborados,seu layout também é lindo!Te convido a visitar e seguir meu blog também,estão rolando muitas promoções legais.Espero que possamos manter o contato.Gostei muito daqui.
Bjs e muito sucesso!
Zilda Mara
@ZildaPeixoto
http://cacholaliteraria.blogspot.com
Pollyanna, deu vontade mesmo de ler esse livro... Se eu não comprar, você vai ter que me emprestar! xD
ResponderExcluirContinue assim! Está indo muito bem!
Olá, td bem? Seu blog é super perfeito, ainda mais falando de livros tão bons. Estou lhe seguindo o gostaria de ter a honra de ter vc como seguidora do meu tbm: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com/ . Obrigada e sucesso! Beeeijos!
ResponderExcluirOlá Pollyana!
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler o livro e também assitir o filme depois de ter lido seu post.
Um forte abraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com
É um dos meus livros favoritos... tirei milhares de quotes desse livro... muito bem escrito... quero ler os outros livros do autor '-'
ResponderExcluirpreciso... necessito. uhasuauhsahus
beijos
boa semana
Amy - Macchiato
Ah como quero ler esse livro! Tenho certeza que ele entrará nos meus favoritos...Só espero que eu não me emocione tanto.Rs.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Beijos.
http://booksedesenhos.blogspot.com
Parabéns pela resenha!!! Me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!!
ResponderExcluirEle está guardadinho aqui na minha estante, mas ainda não conseguir ler :(
Mas espero em breve conseguir!!
Bjs
Daiane
nouniversodaliteratura.blogspot.com
Pollyanna! Tomei vergonha na cara de li sua resenha dp de dias de preguiça! kkkk
ResponderExcluirOk, ok.. confesso que li correndo pra preencher mais um formulário pra promoção! Hoho''
Bom.. mas vc sabe que eu te amo e amo suas resenhas! E essa não foi diferente! É um livro diferente de todos os que estou acostumada, quando não está ligado a seres místicos leio livros ligados a adolescentes apaixonadas e atrapalhadas escritas pela Meg Cabot, que por sinal é tudo! kkkkk
Bom, deu mt vontade de ler, vou pegá-lo hj msm pra ler (por sinal o seu livro xD)Hahaha
Como é de praxe.. sucesso nesse novo "impreendimento"! :)
Bjs
To muito ansioso para ler esse livro. É o próximo da lista!!!
ResponderExcluirAdorei a resenha! Concordo com você em bastante coisa, o livro é realmente bastante realista e também está na lsita dos meus preferidos. Ou ama ou odeia é algo bem forte e verdadeiro para se dizer desse livro, porque é extamente assim. Eu AMEI, claro e não entnedo muito porque as pessoas conseguem não gostar haha'
ResponderExcluirPrimeira vez que venho aqui no seu blog, parabéns por ele, está lindo (=
Bj;*
Naty.
Pollyanna! Eu aqui de novo! Terminei de ler "Um dia" e só tenho uma palavra pra descrevê-lo: FANTÁSTICO!!!
ResponderExcluirSem dúvidas um dos livros mais perfeitos que já li, engraçado, autêntico e triste (principalmente o capítulo do primeiro aniversário, chorei horrores)!!!
Li em tempo recorde, pq eu sou mt lenta pra ler e esse livro me prendeu do início ao fim! Em 10, daria 15 pra esse livro! Hahaha
Mal posso esperar pela adaptação no cinema, espero que o filme fique tão perfeito quanto ao livro e que o seu roteiro seja idêntico ao livro (claro que vai ter adaptações, mas espero que sejam boas adaptações)!!!
Nossa, assim como vc, recomendo esse livro a todos, ele acaba de se tornar um dos meus preferidos! Hahaha
Bjs :)