Cinco curiosidades sobre Razão e Sensibilidade #LendoAusten

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Resolvi trazer um pouco do projeto #LendoAusten aqui para o Se você quiser conferir a minha resenha sobre o livro, é só conferir o fim do post! Vamos as curiosidades?
blog, mas não queria simplesmente escrever uma resenha com tudo o que já havia falado no vídeo desse mês. Cá entre nós, ia ficar muito repetitivo, não é mesmo? Pensando nisso, resolvi apresentar algumas curiosidades relativas a esse livro para vocês e espero muito que gostem!


• Acredita-se que Razão e Sensibilidade é uma segunda versão de uma história que Jane Austen lia para sua família, que se chamava ‘Eleonor e Marianne’. Tal romance foi escrito em forma epistolar (através de cartas), tendo sido reescrito futuramente no formato em que conhecemos. Quem mais ficou curioso para conferir essa versão que nunca chegou a mão dos leitores? ♥


• Neste livro, Jane conta a história das irmãs Dashwood, uma delas lógica e racional – Eleanor – e a outra emotiva e passional – Marianne. A família passa por grandes acontecimentos e o livro nos apresenta o desenrolar dos fatos e a evolução das personagens.

Dizem que Jane Austen se inspirou na própria relação com a irmã Cassandra para compor o livro, sendo esta primeira a razão e Jane, a emoção.


• Este foi o primeiro livro publicado por Jane Austen, entretanto, ela não assinou o mesmo. Este foi publicado pelo pseudônimo ‘A Lady’.

• O livro foi recebido com críticas positivas e sua primeira edição esgotou rapidamente, sendo providenciada uma segunda edição.

• Diversas obras foram inspiradas em Razão e Sensibilidade, dentre elas o livro em forma de paródia escrito por Bem Winters, intitulado Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos. Dentre as adaptações cinematográficas mais marcantes se encontra o filme como mesmo nome da obra, estrelado por Emma Tompson e Kate Winslet.

Fontes: Literature-se e Box Pop.




18 comentários:

  1. Ainda não li nada da Jane e morro de medo, devido as minhas expectativas. Não sabia de nenhuma das curiosidades apresentadas, mas a que mais me chamou a atenção foi na inspiração da autora com a personagem, não sei se usaria minha irmã rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois então, eu ainda não li este livro mas acho que foi a obra da vida dela esta, pelo menos eu vi o filme, mas ainda prefiro Razão e sensibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Já quero ler!
    Não sabia sobre as curiosidades mencionadas e já estou ansiosa pela leitura. Não sou uma leitora assídua de históricos, mas tem uns que não tem como passar batido.
    Curto muito a escrita de Jane Austen e tenho alguns outros autores do gênero que amo.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?

    Confesso que nunca li Jane Austen. Apesar de querer, por ela ser uma escritora tão aclamada, fico com receio de ler e não gostar. Porém, ela sempre está na minha lista de desejados e espero que um dia eu tenha coragem de começar a leitura de alguma de suas obras.
    Gostei bastante das curiosidades que você mostrou, principalmente de saber que o livro pode ser baseado na relação da autora com a própria irmã. Além disso, saber que se esgotou rapidamente, nos mostra como ela já tinha sucesso na época e isso se reflete até o presente momento <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço por ter dividido essas curiosidades conosco :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros meus favoritos da autora, ele perde para Persuasão e Orgulho e Preconceito. Eu já havia pesquisado alguns dos fatos que você mencionou, só não li a paródia dele, mas li Orgulho, Preconceito e zumbis rsrs. Gosto de Jane Austen e acho que está na hora de ler mais alguma coisa dela que ainda não li (talvez Emma).
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Amei conferir essas curiosidades sobre o livro, que ainda não li, mas tenho muita vontade de ler por trazer duas irmãs e eu amo livros que tenham irmãos na história.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda quero ler essa obra da Jane Austen. Até o momento só li Orgulho e Preconceito e gostei bastante. Fiquei interessada por nessa obra termos duas personagens que são bem especiais e me agradaria conhecer as nuances dessas duas irmãs.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Tenho vergonha de nunca ter lido nada de Austen, mas já adquiri o livro para reverter essa situação o quanto antes!
    Adorei o post!! Parabéns!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Esse livro é sem dúvida é um dos maiores clássicos da nossa literatura mundial. Adoro os livros da autora, amos os filmes e por incrivel que pareça, leio as adaptações tbm.
    Adorei saber das curiosidades e confesso que eu não sabia que existe uma edição escrita antes de outra forma... estou curiosa agora.

    Beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. As vezes me pego pensando porque nunca li nada de Jane, ela é uma autora renomada e amada por todo mundo, creio que seja o tipo de autora que todo leitor deva ler e por mais que eu venha postergando isso, preciso separar um tempinho pra ler alguma obra sua. Seu post veio em boa hora e já vou colocar essa edição na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Oii tudo bem??

    Adorei esse post, apesar de alguns dos fatos eu ja conhecer. Não li este livro de Jane Austin, so assisti o filme.
    Pretendo ler orgulho e preconceito em breve, apesar de ja ter lido a HQ.
    Adorei BJus Rafa

    ResponderExcluir
  12. "Orgulho e preconceito" é um de meus livros preferidos, mas "Razão e sensibilidade" eu ainda não li, embora tenha-o em minha estante, aguardando para ser lido. Adorei saber sobre essas curiosidades que envolvem a obra, pretendo lê-la muito em breve. Ótimo post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    1ª curiosidade sobre mim: sempre quis ler Jane Austen, 2º já peguei dois livros dela para ler e não finalizei nenhum, 3ª tenho fé que esse ano sai haha. Sério, quero muito ler algo da Austen, adorei saber um pouco mais sobre ela e essa obra em particular.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa que massa, não sabia mesmos dessas curiosidades. Eu curto muito Jane Austen e saber um pouco mais sobre a autora é muito bom.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  15. Oi Poli, este é o meu livro favorito da Austen e eu não sabia sobre algumas coisas que você trouxe no post, como por exemplo, ela ter se inspirado na relação com a irmã para desenvolver o enredo.
    Amei o post.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro e gosto bastante, apesar de não ser meu favorito da Jane Austen. Algumas curiosidades que você destacou eu já sabia, mas me surpreendi com o fato de que ele antes havia sido escrito de forma epistolar. Uma pena que essa versão não tenha sido publicada, pois deve ser uma forma interessante de ler esta história.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Polly,
    Ainda não li esse livro da autora, mas já li Orgulho e preconceito e gostei muito. Fiquei muito contente por conhecer essas curiosidades, principalmente, por saber que esse foi o primeiro livro e que já inspirou muitos outros.
    Fiquei bem curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Acredita que ainda não li mada da autora? Tenho até vergonha de admitir isso.
    E tenho desse livro aqui em casa. Ler seu post me deixou com vontade de ler as obras da autora. Vou fazer disso por esses dias que estarei mais tranquila.
    Beijos.

    ResponderExcluir