Entre Livros e Filmes: Pantera Negra


Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje é dia de Entre Livros e filmes e vamos falar sobre um filme que tem causado um verdadeiro rebuliço nos cinemas! Pantera Negra tem sido alvo de críticas super positivas e por isso fui conferir! Bora saber qual é o melhor filme da Marvel e por que é o Pantera Negra? rs
Quem me conhece sabe que não sou muito fã de filmes de super-heróis (quando assisti Guerra Civil acabei dormindo no cinema, sério), então, para que um filme desses me prenda, ele tem que ser muito, mas muito bom mesmo! Até hoje só Batman e o Cavaleiro das Trevas e Mulher Maravilha fizeram isso, então meu padrão de exigência é alto! Rs

Imaginem qual foi minha surpresa quando simplesmente amei Pantera Negra! Amei tanto, que saí da sala de cinema decidida a falar um pouco desta maravilha com vocês!


O filme nos apresentará o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) – o Pantera Negra – assumindo o trono após a morte de seu pai. No início do longa, ele está a caminho de Wakanda, para cerimônia de coroação.

Wakanda fica na África e esconde um segredo: uma grande quantidade de vibranium e uma tecnologia tão avançada que poderia facilmente revolucionar o mundo. Mas é claro que tal tecnologia poderia causar um verdadeiro estrago nas mãos erradas, e por isso Wakanda a esconde.

Após a coroação, acompanharemos T’Challa, recebendo o apoio de Okoye (Danai Guirira), a chefe da guarda de Wakanda, a irmã Shuri (Laetitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino e Nakia (Lupita Nyong’o), a paixão do nosso herói, para capturar Ulysses Klaue (Andy Serkis), um homem que roubou vibraniun de Wakanda alguns anos atrás e que sabe parte dos segredos daquele reino. O que nosso herói sequer imagina é que por trás daquilo existe um vilão muito mais poderoso e provações que podem lhe custar à vida.


Bem, o que dizer deste filme?! Faz dois dias que assisti e ainda estou extasiada, encantada e simplesmente apaixonada pelo que vi! Sabe quando você não dá nada por um filme e ele te arrebata? Foi o que aconteceu comigo!

Primeiro tenho que falar desse arraso de elenco que para mim começa com a Danai, minha eterna Michone de The Walking Dead! Okoye, a personagem dela, é de longe a minha favorita do filme todo e a mulher é simplesmente um arraso, né minha gente! Ela está perfeita para o papel! As cenas dela me empolgava, tamanha força e habilidade que sua personagem trazia. Puro Girlpower!
 

Laetitia, Lupita e Chadwick são outro show a parte! O elenco é muito bem escolhido, só com atores e atrizes maravilhosos, que enredam o público em sua atuação fantástica.

O enredo foi muito bem escrito e tem ação, drama, cenas engraçadas e tocantes, tudo na medida certa. Nada ficou exacerbado no filme e este é um ponto super positivo! Não gosto quando os roteiristas acham que filme de super-herói é só cena de ação, porque né! Rs

As paisagens de Wakanda, onde se passa a maior parte do filme, são simplesmente incríveis e apaixonantes! A fotografia deste filme e a trilha sonora estão impecáveis!


Mas vocês querem saber o que mais me ganhou neste filme? O que mais encheu meu coração de orgulho e de esperança? A representatividade que ele trás. Além do primeiro herói negro da Marvel (que é um marco, assim como Mulher Maravilha foi), Pantera Negra ainda nos brinda com um espetáculo cultural!

Apesar de Wakanda ser fictícia, temos muito da religião e dos ritos do povo africano sendo mostrado e isso é incrível. É Maravilhoso conhecer as tradições, as lutas tribais, acompanhar de perto aquela cultura tão maravilhosa e rica. Os vestuários, a caracterização, tudo ficou muito característico, me deixando maravilhada com o que estava vendo, porque representatividade importa sim, ainda mais em um mundo onde tanto ainda precisa ser feito em relação ao racismo.


Falando em representatividade, o que dizer das personagens femininas roubando a cena e ajudando a salvar o dia ao invés de serem salvas, como acontece em muitos filmes da Marvel? É simplesmente maravilhoso!! Tão maravilhoso que já nem tenho elogios diferentes para empregar a este filme! ♥ haha Outro ponto que amei foi: o figurino não foi usado para objetificar essas guerreiras, apesar de as deixarem lindas! Acho que está começando a ficar na cabeça das pessoas que não queremos mulheres lutando praticamente de biquíni nos filmes de ação. Já deu né? Não há necessidade nenhuma disso e não faz qualquer sentido! Pantera Negra mostrou muito bem isso!


Enfim pessoal!  Acho que ficou claro o quanto amei este filme, não é mesmo? Porque foi isso, eu simplesmente amei demais! Se tornou meu filme favorito da Marvel e o meu segundo favorito de super-herói (Sorry, mas ninguém desbanca Mulher Maravilha!!). Só posso deixar a recomendação para que assistam, pois tenho certeza que vão amar! Se deixem encantar por este filme que se tornou um hino. ♥


14 comentários:

  1. Olá!
    Também fiquei extasiada, encantada e simplesmente apaixonada pelo filme. (risos) Enquanto lia seu post e via as imagem, revivi toda emoção e euforia do dia que assisti. Tudo perfeito né! Mulher Maravilha também me deixou encantada e apaixonada, porém Pantera Negra foi mais impactante. Um herói negro digno de aplausos e orgulho né. Suas impressões sobre o filme deixa bem claro que dessa vez você realmente não cochilou no cinema. (risos)
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pollyanna, tudo bem?

    Eu ainda não sei qual é o meu preferido, mas com certeza Pantera Negra entra no top 5, um dos melhores da Marvel. Também curti a representatividade, o elenco, o figurino, enfim, é um filme excelente e nem senti falta dos outros heróis, é um ótimo filme introdutório.

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oiê! Tudo bem?
    Assisti Pantera Negra esses dias e também fiquei maravilhada. Apesar de toda critica positiva, senti falta de algumas explicações, que espero serem dadas futuramente. Realmente a representatividade conta e muito, como negra fico muito feliz pela repercussão que o filme teve e com o elenco maravilhoso que trouxe.
    Coloco uma mão no fogo para apostar que este filme vai concorrer à melhor figurino no Oscar de 2019.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Polly! Aaaahhhhh, se eu já queria assistir, agora então ♥! Esse filme tá quebrando tudo mesmo! Além de toda representatividade que ele trás para uma área tão importante, que é o protagonismo negro, a valorização e importância da cultura negra, temos aí um filmaço de herói! Já estou apaixonada pela personagem da Danai sem nem ver nada! Quero muito, muito ver!
    Bjox

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti, mas meu irmão conferiu e concorda com você, é o melhor filme da Marvel. Espero assistir em breve e ficar tão estasiada como você e me banquetear com esse show de cultura dado pelo filme. Pelo visto é um filme completo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. WAKANDA FOREVER!!!!
    Eu amei esse filme! Fiquei maravilhada com tudo!!! Tenho nem muita coisa a dizer a não ser que realmente amei o filme!!!
    Adorei sua resenha!! <3

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Polyanna.
    Diferente de você, sou super fãs de filmes de super heróis, até porque sempre fui apaixonada por quadrinhos. O Pantera Negra é um personagem incrível e o filme fez jus ao personagem. Quem acha que o filme do Pantera Negra é o marco da diversidade da Marvel está redondamente enganado!! A Marvel SEMPRE trouxe personagens das mais diversas etnias em seus quadrinhos e as mulheres tem enorme destaque entre os personagens! Basta ver a Tempestade e a Jean, dos X-Men, que são duas das super-heroínas mais fortes dos quadrinhos!
    Fiquei feliz em saber que você tenha gostado do filme e torço para que se anime a conhecer outros universos dos quadrinhos!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pantera Negra é o marco de um herói negro ter seu filme produzido para as telonas com um elenco predominantemente negro, trazendo diversidade cultural. Quantos filmes da marvel ou da dc davam esse destaque cultural a Africa, a sua cultura? A maioria dos filmes de heróis se passam nos Estados Unidos e, quando se passa em outro país, nunca é exaltando as outras culturas. Tempestade e Jean realmente são destaques em X-men, mas, em quantas adaptações cinematográficas são elas que salvam tudo no fim do dia? Eu posso estar super errada, já que não costumo assistir a estes filmes, mas eu não me lembro de nenhuma. Enfim! Existem outros personagens que são muito representativos sim e que aparecem em filmes de heróis, mas, com exceção do Blade (que acho que não é um filme herói, mas vamos supor que seja), este é o único filme de herói protagonizado por um negro desde 1998 e o primeiro filme de heróis com um elenco predominantemente negro e isso é sim um dos maiores, senão o maior marco de diversidade da Marvel. Trouxe um herói negro, exaltando a cultura Africana e ainda cercado de mulheres negras fodas (desculpe o palavreado chulo). É por esses e muitos outros motivos que várias pessoas, assim como eu, consideram esse filme o marco da diversidade da Marvel e torcemos para que continue assim. Obrigada por seu comentário! Beijos

      Excluir
  8. Oie!

    Aii eu to louca para assistir esse filme, você não tem ideia! Ouvi dizer que ele é um dos melhores filmes da Marvel. Diferente de ti, amo esse tipo de filme, principalmente os da marvel. Tenho sono nos filmes da DC haha
    Só escuto coisas maravilhosas desse filme e a sua resenha é só mais uma mesmo você não gostando de filmes do tipo, o fato de você ter gostado já é um ponto a mais para o filme. Sem contar, que adorei o personagem em Guerra Civil.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  9. Olá, que bom saber que curtiu tanto o filme. Eu amo filmes de super heróis, e estou super empolgada para assistir esse, pois acho super interessante toda a diversidade presente na obra.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho visto ótimas críticas a essa adaptação. Não sou muito adepta a esses tipos de filmes com super heróis e quase sempre me perco nessas histórias, porém as vezes arrisco assistir alguns com meu esposo e estou bem curiosa pra conhecer mais sobre o Pantera Negra. Alias, o filme tem um elenco maravilhoso.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Me explica porque eu ainda não fui assistir esse filme? A tá foi a falta de grana mesmo rs. Brincadeiras a parte eu estou em colicas para assistit Pantera Negra, adoro filmes e series de super-heroís e a Marvel tem uma qualidade impar quando se trata de filme. Enfim, quero assistir o quanto antes e sua resenha só me deixou com mais vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Assisti o filme logo na semana de estreia. Estava muito ansiosa porque gosto de acompanhar os lançamentos da Marvel, também pela temática e foi emocionante. Amei muito, fiquei encantada com os efeitos, a trama, o drama e tudo que eles conseguiram produzir, falando sobre o preconceito racial, como o mundo realmente é nessa divisão e de uma forma heroíca colocando um negro como protagonista, rico e defensor da verdade! Amei a sua resenha, me deu vontade de ver de novo! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Eu amei demais esse filme, a representatividade que ele trás, tanto pela cultura da África quanto pelos atores foi simplesmente maravilhosa, tirando o show que as personagens femininas deram, não vejo a hora de assisti-lo novamente!

    BJss

    ResponderExcluir