Resenha #158: A libélula no âmbar

Título: A libélula no âmbar
AutoraDiana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 880

Dois personagens inesquecíveis - Claire Randall e Jamie Frazier - estão de volta com uma história de aventura e amor que atravessa séculos...
Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.
O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Mesmo com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?
Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje é dia da resenha do segundo livro de uma série que eu amo demais! Vamos saber um pouco sobre minha experiência de leitura com Outlander – A libélua no Âmbar, da autora Diana Gabaldon?


A SINOPSE DO LIVRO CONTÉM SPOILERES E A PRIMEIRA PARTE DA RESENHA TAMBÉM! PULE PARA PRÓXIMA FOTO.

Permita então, que beijos apaixonados permaneçam
Em nossos lábios comece a contagem
Até mil e cem
E mais cem e mais mil.

A libélula no âmbar tem início vinte anos após o fim do livro anterior, quando Claire está de volta às Terras Altas da Escócia, disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história de seu nascimento, bem como de seu amor transcendental com o guerreiro escocês pai da garota.

_ Eu amava Frank – falei em voz baixa, sem olhar para Bree. – Eu o amava muito. Mas a essa altura, Jamie era meu coração e o ar que eu respirava. Não podia deixa-lo. Eu não podia – disse, erguendo a cabeça de repente para Bree, numa súplica.  Ela retribuiu o olhar, o rosto impassível.

Claire revelará para garota toda a sua história com Jamie Fraser, inclusive o porquê voltou para o presente, e toda a rede de intrigas e conflitos políticos que se envolveram para evitar que aquilo tivesse que acontecer.

Em meio às lembranças de seu passado e a busca de respostas no presente, acompanharemos Claire e Brianna nessa nova jornada apaixonante e extremamente envolvente criada por Diaba Gabaldon.


SEM SPOILERS A PARTIR DAQUI!

_ Sou uma sassenach, afinal de contas – eu disse, percebendo a ironia. Ele tocou meu rosto de leve com um sorriso melancólico.
_ Sim, mo duinne. Mas você é minha sassenach.

Como começar falando deste livro sem dar qualquer spoiler? É uma missão bem difícil, mas prometo tentar! Rs

A libélula no âmbar se passa vinte anos após o fim do primeiro livro, então já começamos a leitura tomando um verdadeiro choque. Como assim?! O que aconteceu?! Como Claire acabou chegando àquela época?! Confesso para vocês que quando comecei a ler, fiquei tão surpresa que peguei o livro anterior para ver se não tinha perdido nada, tamanho foi o choque! rs

Várias perguntas vão surgindo e, aos poucos, através de uma narrativa que se alterna entre passado e presente, vamos descobrindo o que aconteceu com o nosso casal favorito até que a história chegasse ao ponto que chegou.

Boa parte da história desse livro se passa na França, em meio a uma corte parisiense. Em suma, ele tem muito menos ação que o anterior, já que acompanhamos através dessa história uma trama política, por debaixo dos panos, para que Claire e Jamie evitem a batalha de Culloden, que dizimou os clãs escoceses. Nossos protagonistas correm a todo momento contra o tempo para tentar mudar o futuro.... mas, seria isso possível?

É uma história maravilhosa de se acompanhar! As intrigas políticas são tão interessantes quanto às cenas de ação e, além deste elemento, ainda contamos com uma trama envolvente e fluida, que nos leva a uma corrida contra o tempo para mudar o passado e consequentemente o futuro, banhada por diversos elementos históricos e claro, um romance avassalador.

Nossos personagens continuam a nos ganhar a cada nova página. Claire amadureceu muito desde o primeiro livro e é maravilhoso ver sua força e garra para conquistar o que almeja. Jamie continua encantador a apaixonante, apesar de ter vontade de dar uns bons tapas nele em alguns momentos da trama. A química dos dois só aumenta e se torna mais crível, o que deixa tudo ainda mais incrível a meus olhos!

Os personagens secundários continuam imprescindíveis neste segundo volume e nenhum deles é jogado por acaso, o que eu realmente aprecio, vez que a trama se torna muito mais completa desta forma.

Outro ponto que ressaltei na resenha anterior e que acredito que vale a pena ressaltar nesta, é que a segunda temporada do seriado relativa a este livro já se encontra disponível na Netflix e é simplesmente incrível! Vale muito a pena conferir e se apaixonar ainda mais por esta história!

A libélula no Âmbar continua sendo um livro que te fará rir, se emocionar, se encantar, suspirar, mas também derramar lágrimas. É impossível não se sentir ansioso, perplexo, encantado ou emocionado ao decorrer dessa trama. Diana sabe provocar reações e sentimentos em seus leitores através de suas palavras e isso é realmente incrível e, é por esse e vários outros motivos que indico este livro a vocês!
Espero que tenham gostado da resenha de hoje! Não deixem de comentar, ok? Beijos e até o próximo post!

22 comentários:

  1. Olá! Volta e meia me deparo com algo relacionado ou aos livros ou a série Outlander. Não li ou vi a série e sinceramente, tenho medo de não gostar, porque não sou muito fã de histórias longas demais. O pouco que sei sobre os personagens e a história me deixa curiosa, mas tenho medo de me perder numa leitura tão estendida e ficar desinteressada. Espero que não!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Então não conhecia a série. Intrigas políticas? Acho que não é muito a minha praia. Me chamou atenção por parte da história desse livro se passar na França e tal, e também por ser um livro de época. Gostei da resenha e não custa nada dá uma chance né. Acho que vou pesquisar na netflix pra vê. Quem sabe depois vou querer ler os livros.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Admiro tanto quem acompanha essa série, sao verdadeiros calhamaços entao a história tem que ser boa demais pra ter tantos leitores, né? Não é meu genero favorito mas só vejo comentários positivos então fico super curiosa, sua resenha só aumentou esse sentimento.

    ResponderExcluir
  4. A capa e título do livro são bem leais, né?
    Eu adoro observar essas coisas primeiro. rs
    Não conhecia nem o livro nem a série por não fazerem parte do meu gênero favorito de leitura, mas me interessou demais este livro. Adorei sua resenha!
    Beijos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  5. Oiiii tudo bem??

    Estou meio por dentro da historia pois iniciei a serie, e fui ate a 3 temporada que ocorre isso que citou, mas por ser mais lento acabei desistindo, e enjoei do enredo.
    Não sei se leria por ser tantos livro, acho que não teria paciencia.
    Adorei a resenha,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom? Todo mundo comentando sobre a série Outlander acaba que me deixa com vontade de conhecê-la também. Vou procurar mais informações sobre o primeiro livro, pesquisar mais e, quem sabe, não começo a ler?

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou LOUCA para ler essa série, louca para assistir a série na TV, mas nunca começo hahaha.
    Não li muito da resenha pra não levar spoilers, mas posso falar sem sombras de dúvidas que essas capas são maravilhosas, e mesmo a série sendo imensa em 2018 vou começar ela, não vou adiar mais!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu preciso terminar de ler os livros dessa série. Sou apaixonada pelo seriado e até o quarto livro gostei bastante, mas infelizmente não consigo pegar pra ler seguido por ser muito extenso. Porém é uma leitura viciante e cheia de elementos históricos que me fascina.
    Espero que você continue apreciando a série.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu já li diversas resenhas sobre esse livro, todas muito positivas, mas infelizmente não é um gênero que me conquista. As meninas do blog que adoram, se possível vou pedir para uma delas lá na Arqueiro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    É uma serie de livros e de tv que todos amam, mas eu simplesmente não consigo me ver envolvida na história da autora, eu até tentei ler e assistir mas acabei abandonando os dois logo no inicio, mas fico feliz que goste e continue acompanhando a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Sou apaixonada por Outlander, apesar de achar que autora claramente fumou alguma coisa para escrevê-la. Já li todos os livros lançados, estou num momento que a história da Claire e do Jamie não é mais a peça central e confesso que sinto falta deles. Amo a série e essas capas estão perfeitas. Eu adorei sua resenha e concordo, libelula faz você rir, chorar e ficar AI MEU DEUS QUERO UM JAMIE!

    ResponderExcluir
  12. Olá Polly,
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série por medo, medo de não curtir e ficar presa a essa leitura por tempo demais. Fiquei muito contente por você ter adorado esse livro e curiosa para saber como a Claire chegou nesse momento, apesar de pensar em várias possibilidades - que não devem ser verdadeiras.
    Vou anotar a dica, pois sua resenha me convenceu, mas sinto que não pra já rs.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Eu queria muito ler essa saga, ainda mais por ver tantos elogios pelo mundo a fora. Além disso, sou louca para assistir a série, mas não farei antes de ler as obras originais, já que eu não posso deixar de fazer comparações, rs.
    Achei estranho o livro ter começado depois de vinte anos. É bom saber, pois do contrário, eu teria levado um choque também e faria como você: pegaria o livro anterior e iria conferir se estava lendo a história correta, rs. É legal ver que, entretanto, a autora consegue misturar intrigas políticas e cenas de ação, de uma maneira que o leitor se envolva com a trama. É legal, também, ver a protagonista amadureceu muito, mostrando a sua evolução desde o primeiro volume.
    Ah, eu simplesmente preciso ler urgentemente! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Nossa, como essa série vem dominando tudo seja no netflix ou na literatura não é mesmo? Confesso pra você que esses livros me dão medo! Eles são muito extensos, não sei o que pensar. Tenho muita curiosidade para conhecer a série e ao mesmo tempo um receio de atrasar toda a minha vida...
    Mas sabe uma coisa que me impressionou nesse livro? Gente como pode ele se passar 20 anos depois do primeiro? Isso é estranho demais!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  15. Como assim começa vinte anos depois do primeiro livro? #fiqueiperdida! hahahahah
    Eu sei que tem um lance que ela vai pro passado e volta pro presente, deve ser isso então...peguei spoiler da série no Facebook... spoilers... sempre estragando tudo! hahaha
    Eu quero muito, muito mesmo, ler essa série. Cheguei a cogitar a solicitação do primeiro com a editora, mas os livros são muito grandes e eu tenho outras parcerias em pouco tempo, não seria viável. Em dado momento comprarei meus exemplares e lerei aos pouquinhos, saboreando essa história!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Poli, assumo envergonhadamente que não me interessei pela série em função do tamanho do primeiro livro. Depois vi que os volumes seguintes eram igualmente imensos e aí desisti mesmo. Mas a curiosidade segue firme porque acho que o enredo desta trama tem tudo para me agradar. Adorei a resenha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, quero agradecer o aviso de spoilers e por ter determinado a partir de onde poderia ler a resenha sempre problemas. Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho muita vontade, então, foi bom poder ler a resenha sem me preocupar.
    Várias coisas chamaram minha atenção e me deixaram mais curiosa para começar a ler essa série logo. A primeira foi o fato da protagonista ter evoluído ao longo dos livros, algo que considero muito importante pois demonstra uma boa construção da personagem. Além disso, gostei de saber que os personagens secundários são bem explorados no livro e têm relevância na história.
    Adorei sua resenha e, sem dúvida, quero muito ler essa série em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Exatamente minha reação assistindo! Hahahaha, voltei no netflix e fiquei olhando se era mesmo aquilo! Tenho o lrimeiro livro mas ainda estou realizando a leitura aos poucos, pq olha... é um tijolo nè? Amei sua resenha, e quero ver se engato a leitura pra chegar no proximo logo 😊

    ResponderExcluir
  19. Apesar de conhcer a série e saber o quão positiva dizem ser eu não me sinto atraída em ler Outlander, não sei porque ela nunca me chamou a atenção. Mas gosto de saber que tem essa mistura de intrigas políticas, ação e o romance avassalador que mencionou. Nem sabia que tinha a série na netflix, vou dar uma olhadinha, vai que eu goste e me entregue aos livros.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Poli!!!
    Amei a sua resenha e também fiquei com essa sensação que deixa algo passar quando iniciei a leitura!! Apesar da grossura de cada livro a leitura é bem fluída e a narrativa da Diana te deixar com aquele vontade de saber o que vai acontecer!!
    Essa série está nas minhas prioridades para aquisição esse ano!!
    Dica mais que anotada!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Eu deveria ter solicitado o livro a editora, mas como tinha outros livros que eu queria mais, acabei deixando este para comprar depois. Mas sempre que eu tento comprar, o preço está bem alto. Quero muito poder ler logo esses livros. Estou assistindo a terceira temporada e só imaginando como seria estar lendo os livros ao mesmo tempo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Eu ainda não li os livros, mas acompanho a série e também fiquei boba quando vi que haviam se passado vários anos, e bateu aquele desespero de O QUE DIABOS ESTÁ ACONTECENDO? kkkkk' Tenho o primeiro livro aqui já tem um tempão, mas ainda não comecei a lê-lo porque tenho medo de gostar MUITO e ter que comprar os outros, o que me levaria à falência...rs' Diana parece ser mestra em fazer o leitor chorar, suspirar e rir, hein?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir