.

Resenha #211: Os tambores do Outono


Título: Outlander – Os tambores do Outono
AutoraDiana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 880
Após tomar a difícil decisão de deixar a filha no século XX e viajar no tempo novamente para reencontrar seu grande amor, Claire Randall tem mais um desafio: criar raízes na América colonial do século XVIII ao lado de Jamie Fraser. Eles partem rumo à Carolina do Norte para achar um novo lar e contam com a ajuda de Jocasta Cameron, tia de Jamie e dona de uma propriedade na região.
Enquanto isso, em 1969, Brianna Randall se une a Roger Wakefield, professor de história e descendente do clã dos MacKenzie, para descobrir as respostas sobre as próprias origens e sobre Jamie, o pai biológico que nunca conheceu.
Em meio às buscas, ambos encontram indícios de um incêndio fatal envolvendo os pais de Brianna. Mas Roger não pode lhe contar isso, porque sabe que a namorada tentaria voltar no tempo para salvá-los. Por outro lado, Brianna também não compartilha sua descoberta, pois tem certeza de que Roger tentaria impedi-la.
Nesse livro emocionante, repleto de ação, intrigas e detalhes históricos, as barreiras do espaço e do tempo são postas à prova pelo amor de um casal e pela coragem de sua filha em mudar o destino.
Olá pessoal, tudo boom com vocês? Após um hiato carnavalesco, aqui estou eu de volta para falar de mais um livro de uma das minhas séries favoritas da vida! Bora conversar sobre Os tambores do outono, quarto livro da série Outlander, escrita por Diana Gabaldon?
ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES

Em Os tambores do Outono acompanhamos Claire e Jamie construindo sua vida na Carolina do Norte, no século XVIII. Em meio a uma realidade totalmente diferente da que estão acostumados, eles terão que enfrentar desafios que vão desde a construção de seu próprio espaço, até o convívio com os índios que ali viviam e com quem não conseguem se comunicar tão claramente.

Quanto a Brianna, as coisas também não andam muito fáceis para ela no século XX. Além de lidar com a saudade da mãe, que voltou ao passado para encontrar o amor de sua vida, ela ainda terá que lidar com Roger, os sentimentos que nutre por ele e toda a insegurança que estes trazem. Ademais, Brianna descobrirá algo sobre o passado que fará com que tome uma decisão totalmente inesperada, deixando toda a trama ainda mais envolvente, angustiante e emocionante.
Não foi uma tarefa fácil terminar de ler Os tambores do outono. Passei meses para concluir a leitura e isto não se deu por não estar gostando do livro e sim pela densidade dos primeiros capítulos.

Acompanhar Jamie e Claire desbravando a América colonial do século XVIII nos trouxe uma grande carga histórica, o que foi fascinante de acompanhar. Ver como tudo começou a surgir por ali, os conflitos com os índios que lá habitavam, a forma como a escravidão era tratada, as questões sociais, tudo isso é mostrado de forma muito clara na narrativa de Diana, o que algumas vezes fazia com que a narrativa não fluísse tanto.

Quando entendi que ao contrário dos outros livros, este precisava sim ser mais descritivo e historicamente embasado, fui lendo aos poucos, no meu ritmo e pude aproveitar ao máximo esta história tão envolvente e rica em detalhes.

Aqui, além do amor de Jamie e Claire, que só vai amadurecendo e aumentando com o tempo, ainda temos um pouco mais sobre o Jovem Ian, Fergus, Marsalli e claro, sobre Brianna e Roger.

A história dos dois no futuro é mostrada em paralelo com os acontecimentos vividos no passado e tenho que confessar para vocês que por diversas vezes eu, que tinha ficado encantada com Roger, desenvolvi um ranço tremendo dele, além de ter vontade de dar uns bons socos no personagem. Só espero, de coração, que ele melhore nos próximos livros.

Quanto a Brianna, que personagem fascinante! Que amadurecimento! Ela foi a personagem que mais apresentou evolução ao longo da trama e ver tudo pelo que ela passou e toda força com a qual ela enfrentou as adversidades é fascinante. Eu terminei este livro encantada com ela e louca para vê-la em meio ao núcleo que se encontra no fim do livro.

Os demais personagens também são muito bem desenvolvidos, entre eles o Ian, que protagoniza também cenas emocionantes, onde nos mostra toda a sua coragem e o coração puro que tem. Este foi um dos personagens que mais me arrancou sorrisos e lágrimas, sendo impossível ler este volume e não se apaixonar mais por ele.

Ademais, temos ainda a aparição de outros personagens dos livros anteriores, que só fazem deixar a trama ainda mais emocionante.

Portanto, se você já iniciou a leitura desta série, este é um exemplar indispensável de ser lido, visto que é sem sombra de dúvidas o livro com a maior carga emocional e familiar de toda a série.
A QUARTA TEMPORADA

Se existe série histórica mais perfeita eu desconheço! Esta foi daquelas temporadas que você fica extremamente ansioso pelo próximo episódio, desejando ver mais sobre a sociedade da época e sobre nossos amados personagens. No entanto, como sempre a adaptação teve seus prós e contras.

Os prós desta temporada foram muitos, não vou negar. O ritmo como a obra foi adaptada foi um ponto superpositivo, visto que o livro tem algumas passagens um pouco mais arrastadas. Outro ponto que adorei foi a inserção de personagens que já não estão mais nos livros (e que rendeu reencontros MUITO emocionantes), bem como outros conflitos para tornar o enredo mais dinâmico.  Com isso, a ação e o drama ficaram na medida certa, fazendo o telespectador se apaixonar ainda mais pela história de Jamie e Claire.

O ponto negativo – e que me deixou MUITO triste – foi  o último episódio. Eles simplesmente cortaram a cena mais bonita e emocionante do livro, o que me deixou extremamente chateada. Não é que o episódio tenha sido ruim, mas não foi perfeito como poderia ter sido.

No mais, a temporada toda foi só perfeição, mantendo boa parte da trama criada por Gabaldon, e reproduzindo-a com fidelidade.
Acho que deu para perceber o quanto amei esta quarta parte da história e como estou esperando ansiosamente para ler o próximo livro, certo? Rs Deixo aqui minha recomendação a vocês! Leiam os livros, assistam a série e se apaixonem por Outlander, assim como eu! 

Espero que tenham gostado da resenha de hoje! Não deixem de comentar, ok? Beijos e até o próximo post!

24 comentários:

  1. Apesar de eu ter uma paixão por livros grossos. Não consigo me atrair por essa serie. Nem a da televisão e nem os livros :(
    A história da Brianna e do Jamie é ótima, tem essas diferenças de séculos entre passado/presente..
    Achei legal ela lidar com algumas coisas no século XX, a gente tem um contraste bem grande.
    Vou tentar assistir a série, se eu gostar parto para os livros.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de tantas criticas positivas essa série não me chama atenção. Mas fico curiosa por saber que a história desse livro é envolvente e rica em detalhes, assim como o bom desenvolvimento dos personagens. Assim como não li nenhum livro eu não vi nenhum episódio da série, mas quem sabe um dia desses eu não de uma chance.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Lembro como se fosse hoje quando o primeiro livro dessa série foi lançado, e eu fiquei animadíssima para ler. Porém, com o passar do tempo, acabei adiando até que o meu interesse diminuísse muito. Entretanto, saber que no quarto livro da série a história continua ainda tão boa e envolvente me faz novamente me animar e querer ler. Acho que vou gostar muito das contextualizações históricas que você mencionou, mesmo que elas deixem o ritmo um pouco lento. Ótima resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Minha história com Outlander já começou errada. Comecei a ver a série sem saber que tinha livro, quando fui olhar os livros desanimei total. A série é espetacular e fico feliz em saber que faz jus ao livro. Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouço maravilhas sobre essa serie, tanto os livros quanto a adaptação... Morro de vontade de ler, porem sinto que esse não é o momento, pretendo ler em breve...

    ResponderExcluir
  6. Oi! Devo dizer que tenho um certo medo de iniciar a leitura dessa série. Além do medo do tamanho dos livros, que digamos que é muito grande, tenho muito medo de ficar um pouco perdida com tantos assuntos, e épocas diferentes, viagem no tempo e tudo mais. Não tenho vontade de assistir a adaptação por justamente preferir ler os livros primeiro. Li sua resenha, mas confesso que não entendi nada, porque não tenho noção nenhuma da história. Mas gostei de suas impressões.


    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu li bem por cima a resenha, pois estou terminando o livro dois, que está um pouco chatinho. Que bom saber que as coisas ficam mais interessantes, kkkk. Estou ansiosa por chegar nessa leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Meu desejo é ter toda essa coleção de livros e poder degustar um por um. Estou muito curioso em saber dessa trama na íntegra. Mesmo sem ter lido, já me tornei fã dessa série.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tenho vontade de retomar a série mas queria comprar os livros para colecioná-los. Cheguei a realizar a leitura dos dois primeiros livros em ebook mas acabei achando lento demais.
    Ainda quero dar uma chance e ver que esse livro te deixou satisfeita mesmo tendo demorado tanto para concluir é um bom sinal.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi, acho interessante a ambientação do livro se passar na América e todo o contexto histórico que ele traz. Só li o primeiro da série e não cheguei a ver a adaptação.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada por esta série! É uma das minhas preferidas da vida, mas ainda não li o quarto livro. :( Fico sempre esperando o momento certo, quando estarei mais livre para me dedicar à leitura e assim já se passou mais de um ano que terminei de ler o terceiro volume.

    Fico feliz que a Brianna tenha amadurecido tanto neste livro. Nunca fui muito com a cara dela, que sempre me pareceu bem mimada. Já do Roger eu gostava. Lamento que ele não tenha sido tão agradável assim nesta continuação.

    Claire e Jamie são meus queridos, claro! Torço muito por eles, para que menos problemas aconteçam e lhes provoque sofrimento.

    Quanto à série de TV: ainda nem terminei de ver a terceira temporada. Vou terminar este mês ainda, se Deus quiser! E a quarta temporada verei concomitantemente com a leitura.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu sempre fico com vontade de ler essa série, pois me parece muito interessante. No entanto, quando vejo a quantidade de livros e principalmente a quantidade de páginas que cada um tem, acabo ficando um pouco desanimada. Já a série de TV eu não tenho muito interesse em assistir....
    Sempre leio comentários positivos sobre a história, então quem sabe eu não tenha coragem um dia e encare esse desafio? Rsrs
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que li sua resenha bem por cima, pois ainda estou lendo o primeiro livro e assisti só o primeiro episódio da série de televisão. No entanto, pelo que percebi você gostou muito do livro e ele tem uma carga emocional muito intensa. Parece que a série também é muito boa e eu estou animada para assistir. Só achei uma pena terem deixado de fora uma cena que, pelo que você falou, parece ser muito bonita.
    De qualquer forma, espero continuar lendo os livros e assistir a série em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    A série está na minha lista de livros que quero ler e espero que saia de lá o mais rápido possível para eu saber toda essa paixão que cerca a mesma.
    Eu adorei todo o enredo apresentado e gostei que você fez uma comparação do que a série apresentou e o que faltou na mesma, o que me faz querer ler os livros o mais rápido possível e ver a série também.
    Adorei a resenha e pode ter certeza que logo mergulharei de alguma forma em Outlander ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ola!!

    Confesso que tenho muita curiosidade em ler esse livro, porém, me envergonho até em falar isso, mas Jesus, o tamanho dos livros me assustam kkkkkkkkkkk

    Adorei a sua opinião, pode ter certeza que me deixou instigada, mas ainda assim, não sei como reunir coragem kkkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu comecei Outlander pela série, fui procurar os livros e acabei deixando em segundo plano. Ainda tanho vontade de ler, mas provavelmente será depois que a série terminar sabe?
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Acredita que ão sinto a menor vontade de ler essa série? Nem sei porque rs' o tamanho desses livros me assustam haha. mas, eu adoro essas histórias medievais e com romance ainda, mas não me atrai muito rs' o que penso me achar esquisita, pois só leio resenhas positivas e as pessoas loucas pelos personagens! Quem sabe não leia?

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Such a great blog site: Wow! It is a completely different topic. Great choice of Topic! Eligible citizens are required to complete the Turkish Visit Visa online application form to enter the country.

    ResponderExcluir
  19. Nice way to express your thoughts. I like the way it is written. It is an easy and entertaining post. Keep uploading more content to engage more readers. Visitors who wish to visit Turkey can fill a Turkish visa application online from all over the world and get their visa on their email.

    ResponderExcluir
  20. Your article is easy to read and understand. I would like to read more articles like this. Getting a Turkish Visit Visa online is a hassle free process. It saves time and money as well.

    ResponderExcluir
  21. Within the blogosphere, yours is an intellectual sanctuary. Every post is a mosaic, crafting a portrait of profound insight. Eagerly anticipating the next composition from your creative pen, navigating the vast tapestry of wisdom with an artistry that captivates the reader's soul.

    ResponderExcluir
  22. Your articulate writing seamlessly weaves together profound ideas, prompting deep reflection even after the article's conclusion. Your talent for simplifying complex concepts into accessible brilliance is truly noteworthy. Eagerly looking forward to more posts that stimulate intellectual curiosity and foster engaging discussions.

    ResponderExcluir
  23. Your blog is a true masterpiece! Within your post, you effortlessly blend insightful wisdom with eloquent storytelling. It's like taking a well-planned journey through a realm of knowledge, thoughtfully designed for readers of all backgrounds. Your knack for simplifying intricate ideas is genuinely exceptional. Gratitude for sharing this enlightening piece that deeply resonates with your audience.

    ResponderExcluir
  24. I have been an avid follower of this blog for a while now and I must say that the level of content has consistently surpassed my expectations. The latest article published is another demonstration of the author's knowledge and commitment to dispensing insightful information. The level of expertise demonstrated was extraordinary and the presentation was clear and concise.

    ResponderExcluir

Pollyanna Campos

Mineira, apaixonada por livros, advogada, viciada em romances de época, séries e café. Ama viajar, ouvir a mesma música, ver os mesmos filmes, reler suas citações literárias favoritas e cuidar de suas plantas.




Caixa de Busca

Seguidores

Instagram

Youtube


Posts Populares

Destaque

Resenha #310: TRÊS

  Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje é dia de conversar um pouquinho sobre “ Três ”, escrito pela autora  Valérie Perrin !

Arquivos

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Entre Livros e Filmes

Entre Livros e Séries