Destaques

Resenha #245: Prólogo, Ato e Epílogo

Por Polly - Entre Livros e Personagens •
08 janeiro 2020


Olá pessoal, tudo bom com vocês? Se você acompanha o Entre Livros e Personagens sabe que no ano passado um livro entrou para minha lista de desejados assim que foi anunciado pela editora. Aguardei ansiosamente por seu lançamento e quando ele chegou a minha casa passou na frente da pilha de leitura. Como não podia ser diferente, hoje venho contar para vocês um pouquinho sobre Prólogo, ato e Epílogo. Que tal conferir minhas impressões de leitura?


 Aqui temos a biografia de Fernanda Montenegro, escrita em colaboração com Marta Góes, que vai nos contar a vida e a trajetória desta mulher que se tornou um dos símbolos da dramaturgia brasileira.

Começamos a leitura conhecendo um pouco da chegada da família de Fernanda, ou melhor -Arlete, ao Brasil, avós imigrantes italianos e portugueses, que passaram por diversas provações para se instalar em nosso país e por aqui poder ganhar a vida.

Acompanhamos, portanto, sua história, desse uma infância simples, sua adolescência, o momento em que decidiu adentrar para o mundo das artes, para a dramaturgia; o casamento, a construção de sua carreira e de sua família.

Além de conhecer a história de vida extremamente interessante e rica de uma mulher resiliente, inteligente, forte, determinada, dentre muitas outras qualidades, ainda podemos vislumbrar muito do que foi a história de nosso país para a vida dos artistas da época da ditadura, por exemplo.


 Em seus noventa anos Fernanda tem muito a nos contar e sua história acaba se misturando em
muitos momentos a história de nosso país e de nossos teatros, da nossa teledramaturgia.

Foi fascinante acompanhar tudo isso por meio de uma narrativa envolvente, direta e franca. Se eu já admirava Fernanda como atriz, terminei a biografia apaixonada pela pessoa que ela é e por tudo que ela representa para nosso meio artístico e para sociedade no geral.


A edição desta biografia está linda! Com letras grandes e páginas amarelas que proporcionam uma leitura muito confortável, a edição conta ainda com diversas imagens que mostram a trajetória da vida de Fernanda, além das imagens de capa que estão lindíssimas.

Acho que deu para sentir o quanto amei esta leitura, não é mesmo? Se pudesse resumi-la em duas palavras seriam Fascinante e Inspiradora. Amei tanto que entrou para minhas melhores leituras de 2019 e hoje a recomendo a todos vocês, com a certeza de que será uma leitura marcante!
Espero que tenham gostado da dica de hoje! Não deixem de comentar, ok? Beijos e até o próximo post!





Título: Prólogo, Ato e Epílogo
AutoraFernanda Montenegro; Marta Góes
EditoraCompanhia das Letras
Nº de Páginas: 392

Em Prólogo, ato, epílogo, Fernanda Montenegro narra suas memórias numa prosa afetiva, cheia de inteligência e sensibilidade. Conhecemos a saga de seus antepassados lavradores portugueses, do lado paterno, e pastores sardos, do lado materno. Lidas hoje, são histórias que podem "parecer um folhetim. Ou uma tragédia" ― gêneros que a atriz domina com maestria.
Na turma de jovens que circulavam pela rádio estava Fernando Torres, que ela reencontrou nos ensaios da peça Alegres canções na montanha, quando começaram a namorar. Fernando largou a Panair, Fernanda largou a Berlitz, e o casal se entregou de corpo e alma à arte, paixão de uma vida. Constituíram uma família e realizaram juntos um sem-número de peças, ao lado dos principais nomes do teatro brasileiro.
Em páginas de grande emoção, ela relembra os desafios de criar os filhos sobrevivendo como artistas; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de constante reinvenção; o padecimento de Fernando; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990; a crença na terra que acolheu seus antepassados imigrantes e a devoção por esse país.
Fernanda encarna o melhor do Brasil. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de rememorar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. A atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas pelo mundo agora se mostra uma contadora de histórias de mão-cheia.

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não sabia dessa biografia ainda, mas parece ser uma obra maravilhosa, principalmente para quem é fã da atriz. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu acho a Fernanda Montenegro fabulosa. Ela é uma puta de uma atriz, uma mulher espetacular e acredito que ela representa muito bem o Brasil. Nunca vou aceitar aquele Oscar roubado, rsrs.
    Apesar de não ser a maior fã de biografias, eu tenho muito interesse. Mas acho que darei de presente para a minha mãe, pois acredito que ela deva gostar ainda mais do que eu.
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/melhores-leituras-de-2019.html

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Amei sua resenha!
    Não sei se você sabe, mas, sou bem noveleira e sempre que posso estou vidrada nelas... Dessa forma, obviamente tenho grnade admiração pela Fernanda Montenegro, acho ela incrível e é maravilhoso que ela nessa idade ainda esteja tão forte e presente.
    Adorei saber um pouco sobre a obra e fiquei com vontade de ler o livro também!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Fernanda MOntenegro é fabulosa e magnífica.
    Uma mulher forte, talentosa, corajosa e que se reiventa diversas vezes com ousadia e amor ao seu trabalho.
    Com certeza lerei a biografia dessa mulher inesquecível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro o trabalho da Fernanda Montenegro! Geralmente os livros biográficos traçam um perfil de modo que parece que estamos todos reunidos e tomando uma xícara de chá com bolo. Pelo que pude perceber de sua resenha, a sensação deve ter sido mais ou menos essa.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro biografias e essa é uma das que quero ler esse ano. Adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Eu não sou muito fã de biografias, mas quando se trata de alguém que gostamos acho que se torna uma leitura bacana.
    Adorei a resenha e que bom que por ser uma artista que você gosta muito o livro foi muito bem trabalhado e não foi uma decepção.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse livro parece ser ótimo! Eu ainda não tinha visto nada sobre ele (em que mundo eu estava vivendo???) e a sua resenha me deixou muito interessada, não é sempre que leio livros como esse, mas sempre que me interesso por algum eu procuro ler. Adorei a sua indicação

    ResponderExcluir

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Entre Livros e Personagens – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in