Destaques

Entre Livros e Filmes: Negação

Por Polly - Entre Livros e Personagens •
26 fevereiro 2020
Olá pessoal, tudo bom com vocês? Faz tempo que não venho ao blog recomendar filmes, não é verdade? Agora, com a retomada da rotina, isso vai mudar e hoje venho recomendar a vocês um filme que assisti no feriado e adorei. Que tal saber um pouco mais sobre Negação?
Negação é um filme lançado em setembro de 2016, baseado em fatos reais, que vai contar a história de Deborah Lipstadt (Rachel Weisz), uma pesquisadora que em seu livro ataca de forma direta os pensamentos de um historiador – David Irving (Timothy Spall), que questiona a veracidade do Holocausto. Segundo a ideia defendida por este, o acontecimento histórico teria sido invenção dos Judeus para lucrar mais.

O homem se sente no direito de processar Deborah por difamação e, contrariando uma grande parte do sistema judicial mundial, as leis britânicas exigem que a parte acusada prove que o que disse é verdade. Desta forma, a pesquisadora se verá em meio a uma disputa judicial que, mais do que as partes, envolve a história e a morte de milhares de Judeus durante a Segunda Guerra Mundial.


Fiquei sabendo deste filme em um encontro do clube do livro aqui da minha cidade. Logo a temática chamou muito minha atenção, em um primeiro momento por um espanto, afinal, quem negaria a existência do Holocausto?! Mas logo depois esse espanto deu lugar a uma certeza de que tal negação é sim capaz, afinal, no nosso país mesmo negam a Ditadura...

Enfim! Fui procurar saber um pouco mais sobre o filme e descobri que tratava-se de uma história real. O julgamento realmente havia acontecido e David Irving e toda sua horda de seguidores existe e propaga essa ideia absurda.

Com um elenco incrível, um enredo que prende do início ao fim, diálogos inteligentes e bem construídos, acompanhamos esta história através do filme, em meio a cenas que envolvem todo o julgamento – que me fascinou – e cenas no campo de concentração de Auschwitz que emocionam e nos deixa com um nó na garganta.

Negação vai além do genocídio cometido na Segunda Guerra – que por si só já seria um tem poderoso e necessário. Ele fala também sobre o radicalismo, arrogância política, a capacidade do ser humano de distorcer fatos e negar verdades através de pensamentos e ideologias que ferem a história e a memória de milhares de pessoas.

Outra temática abordada no filme é a liberdade de expressão. Em determinada parte da trama, questiona-se se as palavras da pesquisadora não estariam tolhendo a liberdade de expressão de David e dos demais que pensavam como ele. Tal temática é abordada de uma forma brilhante!  Tem uma cena no final, onde a Deborah faz um discurso sobre o assunto que deu vontade de estampar em vários lugares, de tão pertinente e precisa que foi sua colocação.

Enfim! Este foi um filme do qual gostei muito e recomendo a todos que gostem de filmes da temática sobre segunda guerra, ou com cenas que se passam em tribunais. Ele está disponível no catálogo da Netflix, então aproveitem!

Deixo aqui minha sugestão , aproveitando o ensejo para dizer que acredito ser um filme muito necessário para os dias de hoje, para que possamos refletir sobre discursos, falas e extremismos que nos cercam.

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. 'o acontecimento histórico teria sido invenção dos Judeus para lucrar mais.' parece o Brasil em que não teve Ditadura, a Terra é Plana e por aí vai... Gostei muito dessa indicação e de sua resenha bem objetiva e não sabia que estava na Netflix, já estou marcando aqui para assistir no domingo hahahaha amei mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Caramba, como eu ainda não conhecia esse filme??? Amo filmes que envolvam a Segunda Guerra, e também gosto muito de ver cenas no tribunal, então super já quero assistir esse, haha. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi Pollyanna.

    Eu sabia deste filme mas não sabia que ele tem uma versão literária e também não sabia que foi história real. Através da sua resenha, eu confesso que minha curiosa aumentou. Vou tentar assistir o mais rápido possível. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa que temática interessante, não conhecia esse filme e já vou adicionar a minha lista lá na Netflix.
    Parabéns por ter visto e indicado aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá que dica filme valiosa adorei conhecer a respeito aqui, já anotei e espero ter a chance de ver em breve!

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro quando começaram a falar desse filme, mas confesso que não tinha tanto interesse. Vendo sua opinião, pude perceber que vale a pena o filme, principalmente por abordar uma temática da Segunda Guerra que gosto bastante e por falar de liberdade de expressão. O fato de estar na netflix já me deixa com vontade de assistir. Adicionando na listinha. Obrigada pela dica <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Não lembrava deste filme, então amei ler a sua opinião sobre ele, acho que vale mesmo a pena assistir, adoro filmes neste gênero e amei saber que está na Netflix, já vou adicionar na minha lista!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. We like what you say bandar slot , right? Are you Okey Bro

    ResponderExcluir

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Entre Livros e Personagens – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in