.

Resenha #299: Rotina Criativa e Hábitos Que Mudam

 


Olá pessoal, tudo bom com vocês? O post de hoje é de um livro um pouco diferente dos que vocês costumam ver por aqui, mas achei bacana trazer essa dica sobre assuntos que todos nós em algum momento precisamos exercitar: a organização e a rotina.



Sempre fui uma pessoa que tem dificuldade em criar novas rotinas, incluir novos compromissos e obrigações em meio a uma semana que geralmente já está estruturada.


Em 2020, com a pandemia, me vi perdida nesse aspecto. Minha rotina de trabalho, momentos de lazer, aquelas obrigações pré-estabelecidas que sempre cumpri à risca já não existiam mais e tive – assim como o mundo todo – que me adaptar a uma nova realidade até o mês passado.


Eis que este ano começa com algumas mudanças e com o mês de março a retomada ao serviço presencial. Já havia me acostumado ao trabalho remoto, sem tempo de deslocamento, sem atendimento presencial..., mas a vida tem que voltar ao “normal”, certo?! Ou pelo menos o mais próximo do normal que podemos chegar, dadas as circunstâncias.


Não vou mentir, tem sido um verdadeiro caos. Parece que o tempo não é o suficiente e que sempre fica algo por fazer, ainda que sejam coisas importantes para mim. Isso me causa um sentimento de frustração enorme, então decidi procurar métodos para tentar estabelecer uma nova rotina de maneira saudável.  Em meio a essas buscas, acabei me deparando com a oportunidade de ler “Rotina Criativa e Hábitos que Mudam”, da autora Larissa Rodrigues.



Não espere encontrar nesse livro uma fórmula mágica para resolver sua vida, nem nenhum padrão para se encaixar. Aqui Larissa, através de 11 capítulos, nos passa dicas valiosas para que estabeleçamos nossa própria rotina, de uma forma criativa, de tal forma que possamos dar conta de nossos compromissos e obrigações, mas também tenhamos um tempo de qualidade para nos cuidarmos.


De início, ela começa nos mostrando que não existe uma única forma pré-estabelecida de criar uma rotina que funciona absolutamente para todas as pessoas. Cada um vive uma realidade diferente, possui afazeres diferentes e seria utópico acreditar que é possível criar algo que se aplique a todas as realidades.


De uma forma bem simples e didática, ela demonstra como identificar a importância de cada um dos nossos afazeres, estabelecer o que é imprescindível, o que só pode ser feito em determinado horário, o que pode ser flexibilizado, tudo sem exageros e sem forçar uma produtividade tóxica. 



Além de dicas valiosas, que vem muito bem exemplificadas, ainda nos são apresentados alguns métodos que ajudam na maximização do tempo e na organização, como o método pomodoro, criação de planejamento essencial, a matriz FOFA, dentre outros.


Comecei a implementar algumas das dicas lidas em minha rotina e por hora já tenho sentido alguns efeitos positivos das mesmas. Como isso vai funcionar a longo prazo? Bem, isso só o tempo dirá, mas posso voltar em um outro post, daqui a dois ou três meses e contar para vocês!


Para conhecer um pouco mais sobre as dicas de Rotina Criativa, aconselho a leitura do livro – obviamente – e sigam o instagram “Hábitos que mudam”, feito pela autora do livro.


Espero que tenham gostado da indicação! Me contem nos comentários o que acharam da dica, se costumam se enrolar com rotinas assim como eu, se possuem alguma maneira de organização específica. Um grande beijo e até o próximo post!




Autora: Larissa Rodrigues

Editora: Galera

Nº de Páginas: 120

Organize sua rotina e mude seus hábitos para melhor com a criadora da maior comunidade de rotina criativa, planejamento e mudança de hábitos do Brasil, a Hábitos que Mudam.

Quando se fala em rotina, a primeira coisa que muitas pessoas imaginam é uma sequência de tarefas realizadas em horários fixos todos os dias da semana. Um cronograma engessado, chato e cansativo.

Mas Larissa Rodrigues acredita que é possível ter uma vida planejada e, ainda assim, com uma rotina criativa que ajude você a realizar tarefas com propósito e a tirar projetos e metas do papel.

Desde 2018, a comunidade criada por Larissa, Hábitos que Mudam, ajuda mais de 295 mil pessoas a melhorar a rotina e a produtividade com conteúdos gratuitos, descomplicados, leves e coloridos, assim como é a proposta do livro.

Ricamente ilustrado por Gabriella Gouveia, Rotina criativa e hábitos que mudam revela estratégias que farão os leitores entender como criar bons hábitos, organizar seus afazeres e implementar pequenas mudanças de comportamento que podem melhorar a qualidade de vida.

Mas não espere encontrar um manual do que fazer ou não fazer. Em Rotina criativa e hábitos que mudam, as técnicas e ferramentas são apresentadas para fazer você descobrir o que funciona melhor na sua vida, o que cabe na sua rotina e o que faz sentido para suas prioridades.

Se você já usa planners ou outras ferramentas de gerenciamento de tempo, mas não consegue usar com constância. Se quer sentir sob controle do seu dia a dia e não que está apenas no piloto automático. Se possui uma rotina atarefada, mas gostaria de incluir atividades novas e prazerosas ao seu cotidiano. Esse livro é para você.

Afinal, a liberdade e criatividade devem fazer parte da vida de todos!




2 comentários:

  1. Oi Polly!
    Assim como você nunca vejo tempo para fazer tudo que devo ou que quero, estou meio perdida nesse pós pandemia também o que foi mais difícil pra mim na pandemia foi ter que ficar em casa e dividir meu dia entre trabalho, marido e neto, fiquei até com depressão pois não estava conseguindo conciliar tudo isso e fora a limpeza e arrumação da casa que não é fácil. Vou procurar esse livro, pois minha rotina está toda bagunçada kkk, espero assim como você ver alguma melhora e qualidade nos meus afazeres, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Ah, o meu exemplar chegou esses dias e achei a edição bem bonita. A combinação de cores deixou o livro bem alegre. Interessante a autora iniciar mostrando que não há uma fórmula mágica e que as pessoas são diferentes. Dizer que as coisas que funcionaram pra mim irão funcionar da mesma forma para os outros é um ledo engano. Também gostei de poder praticar tudo aquilo que estamos aprendemos, nada melhor para fixar não é mesmo? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Pollyanna Campos

Mineira, apaixonada por livros, advogada, viciada em romances de época, séries e café. Ama viajar, ouvir a mesma música, ver os mesmos filmes, reler suas citações literárias favoritas e cuidar de suas plantas.




Caixa de Busca

Seguidores

Instagram

Youtube


Posts Populares

Destaque

Resenha #307: Uma farsa de amor na Espanha

  Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o queridinho do momento: Uma farsa de amor na Espanha . Será que ...

Arquivos

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Entre Livros e Filmes

Entre Livros e Séries