Resenha #161: Os mistérios de Sir Richard

Título: Os mistérios de Sir Richard
AutoraJulia Quinn
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 280

Sir Richard Kenworthy
Tem menos de um mês para encontrar uma esposa. Ele sabe que não pode ser muito exigente, mas quando vê Iris Smythe-Smith se escondendo atrás de seu violoncelo no musical anual das Smythe-Smith, Richard acha que conheceu alguém muito valiosa. Ela é o tipo de mulher que passa despercebida até a realização de um segundo ou terceiro olhar de outra forma. Mas há algo nela abaixo da superfície, algo quente e ele sabe que ela é única. Iris Smythe-Smith...Ela está acostumada a ser subestimada, com seu cabelo claro e tranquila, mas há uma personalidade astuta que ela tende a esconder, e ela gosta dessa forma. Então, quando Richard Kenworthy se aproxima com galanteios e flertes, parece suspeito. Dando a impressão de um homem que se rende ao amor, mas ela. não pode acreditar que tudo é verdade. Quando sua proposta de casamento se torna uma situação comprometedora obrigatória, você não pode deixar de pensar que há algo escondido por trás disso. . . mesmo que o seu coração diz sim

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje venho conversar um pouco sobre um romance de época que finaliza O Quarteto Smythe-Smith: Os mistérios de Sir Richard que, infelizmente, foi minha primeira decepção com a autora. Quer saber o por quê? Continue lendo a resenha!


Aqui acompanharemos a história de Iris, a responsável por tocar Violoncelo nos recitais do quarteto. A mesma é vista como invisível e insipida pela sociedade, por isso se vê surpresa com as atenções que Sir Richard vem dedicando a ela.

Iris desconfia das atenções que vem recebendo do homem, mas sequer imagina que este tem menos de um mês para conseguir uma esposa e assim encobrir seus segredos.

Quando o pedido de casamento se transforma em uma situação comprometedora e Iris se vê obrigada a se casar, ela passa a desconfiar ainda mais do marido, sem sequer imaginar o que o espera. Ainda que seu lado racional a alerte, seu coração implora por aquele sentimento, traçando assim a trama de nosso romance.
Bem, como declarei acima, esta foi minha primeira decepção com uma história da Julia Quinn e vai ser muito difícil explicar o porque, afinal, ninguém quer sair dando spoilers por aqui, não é mesmo!? rs Mas vou tentar, vamos lá!

Para quem já acompanhou a série, sabe que a Íris nos livros anteriores não era centro de nossas atenções, era uma personagem meio que sem muita importância, sabe? Então já não tinha expectativas sobre ela. Quando comecei a ler e fui conhecendo a personalidade adorável dela, comecei a torcer para que ela finalmente recebesse as atenções que merecia e que conhecesse alguém que realmente a valorizasse e a amasse... aí aparece Sir Richard.

O personagem passa a primeira parte do livro pensando em seu segredo e nas formas de encobri-lo, no casamento que tem que fazer para isso. Quando ele arma para ficar com Iris, confesso que fiquei bem brava com toda a situação, mas, realmente esperava que ele fizesse a garota feliz, que nos conquistasse como acontece em outros tantos romances... aí ele continua sendo um babaca por boa parte da história.

Eu entendo as motivações dele, mas nada justifica usar uma pessoa nem deixa-la infeliz quando não tem ninguém para se apoiar. Francamente?! Ele só se mostra um pouco aceitável no final do livro, mas aí já estava com ranço suficiente do personagem para pensar que ele não fazia mais que sua obrigação.

As irmãs de Sir Richard são odiosas, sério. São personagens chatas, egoístas e que só olham para o próprio umbigo.  A maneira como elas fazem a Iris se sentir quando chega na propriedade pela primeira vez é odiável. 

Juro que queria ter amado esse livro, ter suspirado e sorrido com a leitura, mas, não funcionou. Apesar de fluida, a história não me envolveu ou cativou ao ponto de ter carinho pela história.

Apesar disso, muitas pessoas gostaram da trama e do enredo, então deixo aqui minha opinião e a sugestão para que tirem suas próprias conclusões com a leitura e espero, sinceramente, que apreciem mais que eu.

E essa foi a resenha de hoje! Espero que tenham gostado de conhecer minhas impressões de leitura! Não deixem de comentar, ok? Beijos e até o próximo post!


15 comentários:

  1. Gostei que vc foi sincera na sua opinião sobre a história. Acho que O ler posso ter a mesma sensação que vc se o achar um idiota a maior partida história, vou acatar não sendo conquistada. Fora que também vou ficar com do da Íris. Ainda não comecei essa série,mas uma pena saber que o último livro pode me decepcionar.
    Bjs
    Tell me a Book

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Acho que ainda não tinha lido nada sobre este livro, é uma série que eu ainda não peguei para ler, mas quando pegar já irei sem muitas expectativas. A gente sempre pega algo com um mocinho babaca e fica esperando pelo momento em que ele deixará de ser, e acho que isto acontecer só no final não é tão atraente porque me deixou com a impressão de que não mostrou o processo de mudança dele. Bom de toda forma eu vou procurar ler a série e ver se vou pegar um ranço tão forte assim rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. NUnca li nenhum livro da JQ, mas fiquei curiosa para entender a fundo porque o livro não te agradou. Claro que o segredo de Richard também me deixa curiosa. Uma pena que a história tenha te causado mais ranço com os personagens odiosos que carinho. Preciso mesmo conhecer a escrita dessa mulher e nem ligo que seja esse livro rsrs.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi oi

    Tudo bem? Então acredita que nunca li nada da Júlia Quinn? Agora que estou começando a ler de verdade romances de época e começando a me interessar pelas obras dela.

    É uma pena que a trama não tenha funcionado para você, acredito que seja isso mesmo: para alguns seja maravilhoso e que a outros não agrade. Não sei se pretendo ler essa série especificamente, mas quero muito ler algo dela.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu tenho esse e os outros livros do quarteto mas ainda não li. Que pena que a leitura não lhe agradou pelo comportamento do mocinho, algumas vezes infelizmente isso acontece mesmo. Ótima resenha, conseguiu explicar bem suas considerações.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu até que gostei desse livro, mas não gostei o último livro da autora publicado aqui no Brasil, que foi um livro que não me conquistou. Eu achei os livros dessa série bem fofinhos, daqueles que não dá para parar de ler. mas que pena que não gostou.bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi, gostei bastante da resenha e de sua opinião. Eu ainda não li nada da Quinn, mas sempre vejo muitos elogios. Na verdade percebo que vc também gosta bastante e o que pegou dessa vez foi mesmo um certo problema com os personagens que não te conquistaram como deveriam, afinal queremos acompanhar e torcer por alguém que se identifica com a gente.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  8. Oi! Que pena que você não gostou da história! Mas acredito que eu também não gostaria, se realmente os personagens forem como você citou. Um cara babaca que usa os outros para se dar bem e resolver seus problemas e as irmãs nojentas. Bom saber, que nem vou ler.
    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  9. Essa é a primeira resenha que leio do livro e entendo perfeitamente seus argumentos para não ter adorado este livro. Ainda assim, quero ter a coleção toda porque né, é Julia Quinn... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua sinceridade, e pelo jeito que você descreveu os personagens eles parecem ser bem fáceis de ser odiados, eu não gosto muito de livros asssim, livros que é fácil você odiar certos personagens, acho que o livro fica meio entediante.
    Pelo jeito que você falou da personagem principal e um pouco da sua jornada no livro parece que ela não teve um final muito feliz.

    ResponderExcluir
  11. Já li muitas resenhas sobre os romances de Julia Quinn e até tenho vontade de conhecer suas obras, mas acho que essa não seria uma boa para começar haha. Mas vida de leitor, né, infelizmente nem sempre conseguimos fazer ótimas leituras. Ainda assim tenho curiosidade de conhecer a escrita da Julia pra saber se vai me cativar também.

    https://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Nossa, sua resenha me surpreendeu haha
    Sou apaixonada pelos livros da Julia e só escuto maravilhas sobre esse quarteto. Achei a sua opinião bem diferente e muito significativa. É muito dificil realmente se interessar por uma historia na qual se pega ranço de um personagem principal.
    Mas de qualquer forma, irei ler, pois como disse, pode ser que ela funcione para mim, né?

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  13. Oi, Pollyanna!
    Sabe que você não é a primeira pessoa que vejo reclamando deste livro? haha Ainda não consegui tempo para finalizar essa série, mas a Iris realmente não chama a nossa atenção nos volumes anteriores né, ela fica sempre no fundo da história... é uma pena que na chance que ela tem de ter uma história para chamar de sua, seu par romântico não seja lá essas coisas =/ mas fazero que né, tem uito livro maravilhoso da Julia te esperando haha :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Eu sou apaixonada por Julia Quinn porém ainda não parei para conhecer essa série. Já li resenhas sobre esse livro de pessoas falando que não era o melhor da série mas que não deixava de ser bom, então você é a primeira pessoa que vejo que desgostou de fato. O que eu tenho certeza que odiaria na obra é essas irmãs do Sr. Richard, já até imagino. Pretendo ler para, como você disse, tirar as minhas próprias conclusões sobre. Espero de verdade não ter uma critica negativa sobre :c Enfim, AMEI a sinceridade de sua resenha, sério, tá de parabéns ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Os livros do quarteto são os que ainda não li da Julia. Eu adoro a escrita dela, mas já me decepcionei com outro personagem também. E foi de um lançamento recente. Vi outras resenhas reclamando da atitude do Richard, mas quero ler mesmo assim. Adorei a sinceridade da sua resenha! Beijos

    ResponderExcluir