Dicas para se tornar um leitor e/ou ler mais!

Constantemente vejo pessoas perplexas com a quantidade de livros que leio, sempre repetindo frases clichês como: “Meu Deus, você lê demais! Como consegue?” ou até mesmo: “Você só deve ler o dia inteiro para conseguir ler tanto assim né?!”. Mas não para por aí! As vezes, quando conto para as pessoas que meu maior hobbie é a leitura, sempre acabo escutando um: “Queria muito ler, mas não tenho tempo” ou mesmo “Livros não são para mim, ler me dá sono”.

Recentemente um primo que não tinha o costume de ler me pediu dicas de livros pois queria começar a se tornar um leitor. Fiquei super feliz com a iniciativa dele, então, resolvi criar um post por aqui, para ajudar aqueles que querem se tornar leitores, mas que se sentem intimidados com livros, ou até mesmo aqueles que querem ler mais mas afirmam não conseguir.

Todas as dicas são bem simples, nada de outro mundo, e vocês verão que leitura é um hábito prazeroso, mas, que como tal, ele deve ser desenvolvido aos poucos, no seu ritmo!

1: Escolha livros do seu interesse para começar!

O maior erro de quem está começando a ler é escolher qualquer coisa para começar. Muitas vezes uma primeira escolha errada pode causar uma má impressão e te fazer pensar que “livros não são para você".  Muita calma nessa hora, pequeno gafanhoto! Não é porque escolheu um livro ruim que todos os outros não funcionarão também!

Se você está começando a desenvolver este hábito agora, procure temáticas que você goste e que prenderão sua atenção! Uma dica? Se você ama um bom romance água com açúcar procure um chick lit ou um romance desses de aquecer o coração!

Gosta de mitologia e quer se enveredar para ficção neste sentido? Procure algo do Rick ou de outros autores que falam sobre a temática!

Ler algo que te interessa prenderá muito mais facilmente sua atenção e te ajudará a desenvolver o hábito!

2: Reserve um tempo para as leituras!

Como já dito anteriormente, leitura é um hábito e como tal, deve ser cultivado! Como começar a desenvolver um hábito? Praticando-o todos os dias, até que se torne natural.

Por exemplo, quando você corre pela primeira vez é normal que falte ar, que as pernas queimem e que você ache que nunca conseguirá tal façanha. Mas se você passa a correr aos poucos, todos os dias, estará fazendo percursos maiores com cada vez mais naturalidade.

Faça o mesmo com a leitura! Reserve meia hora do seu dia para ler, mas ler de verdade! Desligue o celular, se afaste da TV e tenha um tempo para apreciar sua leitura.

No começo pode ser que poucas páginas sejam lidas após o período de leitura, mas você verá que a velocidade de leitura e compreensão só melhoram e logo poderá estar lendo mais páginas em menos tempo ou até mesmo estendendo um pouco mais seu período de leitura.

3: Leia mais de um livro por vez!

Essa é uma dica para quem já cultivou o hábito da leitura mas deseja expandi-lo! Comece a ler mais de um livro por vez, de preferência de assuntos bem variados!

Pode parecer bobeira, mas o hábito de ler mais de um livro por vez ajuda a expandir a memória e a concentração! No começo pode parecer meio confuso ou até mesmo desnecessário, mas, a médio prazo você começará a ver os benefícios, então, vale a pena tentar!


4: Estabeleça metas!

Uma dica para aumentar ainda mais o número de livros lidos é estabelecer metas diárias a serem cumpridas. Eu, por exemplo, tento ler ao menos cinquenta páginas por dia. Geralmente chego as 100 páginas por dia, no entanto, quando vejo que falta tempo ou que estou com preguiça, a meta ajuda a me manter focada. Outra meta que costumo estabelecer é o número de livros que pretendo ler no ano. Acaba ajudando muito a me organizar durante os meses!


5: Leve seu livro sempre com você!

Os dias podem ser uma verdadeira correria, no entanto, sempre acabamos em situações de espera onde não temos nada para fazer e acabamos entediados, por exemplo, em uma fila para pagar uma conta, esperando para ser atendido em um consultório ou até mesmo aguardando uma audiência (como é o meu caso).

Daí surge a importância de se levar sempre um livro com você! Nesses pequenos intervalos de tédio, ao invés de ficar rolando o feed de uma rede social, você pode pegar seu livro e ler algumas páginas ou capítulos.

Ainda que você acabe lendo apenas dez páginas nessa espera, já é alguma coisa, tendo em vista que você preencheria seu tempo com vários nadas! Rs

Eu particularmente me aproveito muito desta dica! Outro dia mesmo li um ebook inteiro enquanto esperava uma sentença. Isso se chama otimizar seu tempo de leitura, o que além de ser útil é super prazeroso!

6: Participe de maratonas literárias, leituras coletivas e clubes do livro!

Ler pode ser uma atividade solitária e isso pode ser um tanto quanto desanimador. No entanto, os leitores têm conseguido fazer da leitura uma atividade coletiva nos últimos tempos.

Muitas maratonas literárias têm sido organizadas e são ótimas para se fazer amizade com novos leitores, compartilhar suas impressões de leituras e claro, para descobrir novos livros. Nem sempre as pessoas estarão lendo o mesmo que você, mas estarão lendo com você e isso já é um baita incentivo. Pessoas usam as maratonas para aumentar o ritmo de leitura, mas prefiro vê-las como uma maneira de socialização.

Agora, se você prefere ler o mesmo livro que outras pessoas ao mesmo tempo que elas, sugiro leituras coletivas e clubes do livro! As leituras coletivas podem ser feitas na internet e basta que você e seus amigos escolham um livro, estabeleçam metas e se joguem nas leituras.

Clubes do livro são encontros presenciais onde geralmente se escolhe um livro mensal, todos os participantes leem e se encontram para debater o livro escolhido, para compartilhar suas impressões de leitura. É uma experiência simplesmente fantástica! Além de conhecer novos leitores da sua cidade e fazer amizades, você ainda tem a oportunidade de conhecer livros que talvez você nunca pegasse para ler.

Caso não exista um clube do livro em sua cidade, tome iniciativa e crie um! Pode parecer que não encontrará ninguém, mas, aos poucos as pessoas vão surgindo! Existem mais leitores espalhados por aí que você imagina!

Mas agora me contem! Gostaram das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Costumam cultivar alguns desses hábitos?

Compartilhem comigo - adoro conhecer hábitos de antigos e novos leitores - e claro com aqueles que ainda estão começando neste mundo da leitura! Bora compartilhar histórias e amor pelos livros nos comentários! ♥

27 comentários:

  1. Olá!

    Adorei seu post, são ótimas dicas. Eu lia bastante quando morava na minha antiga cidade, gostava de ler dois ou três livros por vez, mas acabou que me mudei e minha vida ficou um pouco corrida. Como você citou, o leitor tem que escolher aquele gênero que gosta, se não a leitura não flui e fica uma coisa maçante. E depois que pegar o gostinho da leitura, começar a expandir os gêneros é ótimo, não custa tentar uma vez ou outra sair de sua zona de conforto.
    Agora que estou mais estabilizada, tô intercalando entre um livro físico e um pdf, tomara que eu consiga retomar meu ritmo de leitura de antes!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas. Gostei da ideia de ler 2 livros com temas diferentes. Vou tentar colocar em prática. Gosto muito de ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu ameiiiii as dicas, e amei seu blog e sua escrita também hahaha
    Eu pensava que ler mais de um livro por vez e com assuntos diferentes era ruim, mas agora que você disse ser bom para memória, vou ler um monte kkkkkkkkkkkkkk eu tenho muitas saudades da época em que me afogava em vários e vários livros de romance, meta para fim de ano!
    Adorei seu post, todo sucesso pra ti!
    Beijooos!
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todas as dicas do seu post,mesmo não tendo praticado todas como a questão das metas,é algo que não consigo me impõe,então pode ser que eu Leia vem livros em um ano como faz tbm
    Ler mais de um livro eu achava difícil até começar a fazer isso é descobri como nao é um bicho de sete cabeças

    ResponderExcluir
  5. De todas as dicas que você passou, apenas não faço a de ler mais de um livro por vez e a de fazer maratonas,pois não consigo. A primeira porque irei me desorganizar por completo e a segunda porque o sono me domina. rsrsss Mas suas dicas são essenciais para se tornar um leitor assíduo. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Oie, adorei as dicas! Eu nunca pensei sobre como ler mais de um livro poderia contribuir para minha cabecinha, adorei saber disso, de verdade! Essa dica de sempre levar um livro na bolsa já me salvou demais, a gente nunca sabe quando vai encontrar uma fila por aí.

    ResponderExcluir
  7. Oi Polly!
    Excelentes dicas! Sempre que alguém me diz que gostaria de ler mais ou tomar gosto pela leitura, eu digo para começar por algo que considere interessante. Acho que o que mata a leitura na escola são aqueles livros nos obrigam a ler e que estão longe da realidade do leitor pois fica difícil para gente se identificar dentro da história. É claro que é importantíssimo ler os clássicos, mas para se chegar a eles nada melhor do que começar com os best-sellers.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas dicas, sigo basicamente todas elas, mas acho que a que mais me ajuda a ler mais, é ler dois livros ao mesmo tempo... Inicialmente pode parecer que vamos confundir os livro, mas com o tempo fica ate mais fácil de fixar a trama na mente...

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?

    Achei bem legal suas dicas para ler mais durante o ano. Eu sigo praticamente todas, apenas gosto de ler livro por vez. Já tentei ler dois de assuntos bem variados, mas gostei de embarcar em um livro por vez. Parabéns pelo post, pode ter certeza que irá ajudar vários leitores que estão iniciando no mundo literário.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas, mas acho difícil às vezes reservar um tempo para ler no meu dia, o que acaba atrapalhando minhas leituras.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Polyanna tudo bem? Estava lendo o seu post, me vi nele kkk, pois é exatamente o que eu faço, leio três livros ao mesmo tempo, as vezes solto um spoiler que deixa meus amigos curiosos para lerem o livro, faço parte de dois clubes de livros, sou eclética leio de tudo, levo eles aonde eu vou, e mais importante é um vício saudável, que com o tempo expande os conhecimentos, parabéns pelo post. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post!
    Bem, eu sou o tipo de leitora que precisa de um cronograma pré estabelecido, preciso de tudo planejado e eu leio qualquer coisa mesmo. se eu gostar, bem. mas ja desisti de muitos livros! Mas tenho meu tipo de leitura preferido e tal, sempre assim... kkk

    ResponderExcluir
  13. Eu também sempre escuto essas mesmas frases e sempre tenho que lidar com a perplexidade da maioria das pessoas ao meu redor que não lê e não entende como eu leio tanto, viro até piada quando há reuniões :(
    Eu achei as suas dicas muito legais e já tinha visto uma pesquisa falar que ler mais de um livro ao mesmo tempo estimula a memória. A única dica que eu não acho legal - é uma questão de opinião só, ok? eu não acho legal, mas não quer dizer que eu ache errado - é colocar uma meta de leitura, porque na minha opinião isso pode acabar frustrando alguém que não conseguiu ler o tanto de livros que separou ou pode até fazer com que a pessoa queria ler muitos livros e acabe não aproveitando a leitura ao pensar só em quantidade de livros lidos e não na qualidade das obras, no que conseguiu aproveitar das leituras. Acho que o essencial não é a velocidade com que se lê e sim o fato de ler.

    ResponderExcluir
  14. Que dicas ótimas! Para quem está começando, o melhor é realmente escolher livros com temas que mais gosta e com uma quantidade de páginas que não assuste. Tenho o costume de ler vários livros ao mesmo tempo pra exercitar minha memória que é terrível, então separo um ou dois dias específicos da semana para cada livro, para manter um ritmo bom em todos ao longo de uma semana. Recentemente voltei a participar de clubes de leitura e leituras coletivas e estou me divertindo muito, é sempre ótimo ter com quem conversar sobre uma história enquanto você está descobrindo os segredos dos personagens hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Polyanna!
    Adorei as dicas para ler mais!
    Não gosto muito de ler mais de um livro, pois às vezes uma das leituras deixa aquela famosa ressaca literária e isso acaba interferindo na leitura do outro livro. Quando consigo pegar de novo para ler acabo me perdendo em alguns pontos.
    O que eu mais gostei foram as leituras coletivas. É muito mais animador quando você tem alguém para comentar a história.
    Beijos

    FLeituras

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei essa sua postagem, principalmente porque sofro muito com esses questionamentos, mas é tão natural para mim ler bastante durante o mês, mas ao contrário do que possam pensar eu tenho uma vida, saio com minha família, trabalho.
    Como trabalho por plantão dois dias na semana e no restante fico auxiliando no escritório do esposo consigo otimizar as leituras, então sempre tenho na bolsa um livro e se algum paciente falta, já pego o livro pra ler umas páginas.
    Se preciso ir a médicos, bancos e tenho que aguardar, lá estou com o livro novamente.
    A noite geralmente dou preferência a leitura no Kindle, pois não atrapalho ninguém com luz acesa e isso funciona bem.
    Agora, somado a isso se a leitura fluir bem ai nem percebemos a história voar.
    Não vejo dificuldades nessas coisas, mas infelizmente algumas pessoas parecem se incomodar com o sucesso dos outros nesse quesito.
    Suas dicas estão ótimas e ajuda bastante na hora de realizar as leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Achei as dicas muito válidas para quem quer começar a ler e não tem o hábito ainda. A única que eu já tentei e não consigo é ler mais de um livro ao mesmo tempo, prefiro me dedicar exclusivamente a um, hahaha.
    E é muito chato essas pessoas que falam de quem lê demais. Já vi BLOGUEIRA falando que quem lê muitos livros nem deve absorver a história. HAHAHAH Cada um tem seu ritmo, né...
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá.

    Adorei as dicas! Para quem não tem tanto costume em ler, elas com certeza são essenciais. De todas, as únicas que não consigo seguir são: clube de leitura e mais de um livro por vez. De resto, todas se encaixam perfeitamente ao cotidiano hahaha

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  19. Oi Polly!
    Eu repito essas dicas como um mantra para todo mundo que pergunta como consigo ler tanto, especialmente para os meus alunos. Eles acham que ler é chato e eu sempre respondo que eles ainda não acharam o livro certo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Amei as suas dicas, elas são super válidas mesmo... Pratico todas elas e garanto, tem resultado!!! Antigamente, não curtia ler dois livros ao mesmo tempo, hoje faço isso naturalmente e às vezes qdo vou ver, estou lendo 4 livros rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Oi Polly!
    Adorei o post, e já estou bem acostumada a ouvir essas frases kkkkkk, meu marido fica inconformado que leio mais de um ao mesmo tempo, e realmente ajuda muito a concentração! O que tem me ajudado ainda mais é o Kindle, facilita muito pra ler em transporte público e no escuro quando bate aquela insônia!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Muito bom o post, estou na busca de desenvolver o habito pela leitura, e essas dicas me ajudaram muito. Sempre tive a leitura como obrigação na escola, e isso me frustou muito, por serem livros com assuntos totalmente diferentes do meu gosto pessoal haha. Agora estou embarcando na Fantasia épica, estou no segundo livro e já aguardando o próximo chegar haha!

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Ah adorei a postagem! Dica para ler mais ou ser tornar um leitor é sempre ótimo. Muitas delas já usei muito na vida, e algumas uso ainda hahaha Para mim ler nunca foi problema desde que encontrei a história certa, e mesmo que seja dentro de um bus, ou na condução, tento ler um pouco por dia. Acho que para acrescentar seria legal também intercalar as leituras com algo leve para assim que as leituras posteriores rendam mais. Amei mesmo <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Pollyanna! Tudo bem?
    Adorei a postagem com essas dicas! Preciso ter uma quantia de leitura um pouco maior do que minha atual, pois há tempos ando com crise de ressaca literária e isso tá me chateando pra burro! Tenho UM MONTE de livros físicos e digitais e não sei quando vou terminar de ler a loucurada toda, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Teve uma época que eu consegui ler cerca de dez a doze livros por mês, mas esse numero caiu depois que eu comecei a trabalhar, parece que não tenho tempo nem para respirar, mas pouco a pouco eu estou retomando o ritmo, e se tudo der certo logo estou voltando a esse numero :)

    ResponderExcluir
  26. Oi, Polly ♥
    Suas dicas são valiosas. Foi basicamente desse jeito que me tornei uma leitora voraz, hoje estou lendo menos, por que estou andando muito ocupada com : Trabalho, faculdade e a Manu, mas mesmo assim ainda tiro uma média boa de leitura. As pessoas também me questionam: Como você consegue? E olha que minha média hoje ta sendo de menos de 8 livros por mês, esse inicio do ano eu ainda lia cerca de 15 livros por mês. Acho que se as pessoas realmente seguirem as suas dicas tem tudo para se tornar um leitor (a) voraz.

    ResponderExcluir
  27. A única dica que eu não sigo é a de ler mais de um livro de uma vez. Realmente eu já tentei e não funcionou, por isso, vou um por vez, bem imersa na história e assim eu consigo me concentrar melhor. as outras eu sigo todas e concordo demais com você.
    beijos

    ResponderExcluir