Resenha #191: Últimas mensagens recebidas


Título: Últimas mensagens recebidas
AutoraEmily Trunko
Editora: Seguinte
Nº de Páginas: 176
Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?
Olá pessoal, tudo bom com vocês? A resenha de hoje é sobre um livro super diferente! Não se trata de ficção, nem de enredos com início meio e fim. Na verdade, são histórias apenas sobre términos. Em Últimas mensagens recebidas conhecemos um compilado feito por Emily Trunko de últimas mensagens recebidas pelas mais diversas pessoas ao decorrer da vida. Que tal saber um pouco mais sobre ele?
Você nunca sabe qual mensagem será a última trocada com alguém.

Últimas mensagens recebidas surgiu originalmente de um Tumblr criado por Emily Trunko, para que pessoas pudessem compartilhar suas últimas mensagens, de forma anônima, dando a elas e a outras pessoas que passaram por situações semelhantes algum tipo de conforto.

O projeto, no entanto, tomou proporções que sua criadora sequer imaginava, trazendo um grande impacto em muitas vidas, inclusive na da própria.

Emily conta que o mesmo ajudou a trazer paz a pessoas que tiveram perdas repentinas, mostrou àqueles que tem tendências suicidas o efeito que sua partida causa na vida daqueles que ficam e mostrou também a fragilidade das relações humanas, que muitas vezes acabam pelo fato de as pessoas não saberem lidar com os sentimentos, sejam eles entre pais e filhos, entre casais ou amigos.
Os textos selecionados para esse compilado impresso são de temáticas bem variadas. Aqui temos mensagens que são de fato despedidas entre amigos, amores e entre familiares que não souberam administrar seus relacionamentos ou até mesmo últimas mensagens deixadas por pessoas que suicidaram.
Outras mensagens, no entanto, não são necessariamente uma despedida clara.  Os remetentes destas mensagens não faziam ideia alguma que seu destino seria interrompido de forma tão abrupta e essas mensagens foram as que mais me emocionaram, confesso.
Algumas dessas mensagens são contextualizadas por uma legenda ao final da página, dando um ressignificado a estas, nos mostrando a fragilidade da vida e a importância de sempre deixarmos claro o que sentimentos pelas pessoas, afinal, é impossível prever qual será a última vez que estaremos com elas.
Últimas mensagens recebidas é uma leitura rápida, mas extremamente tocante. Através das experiências de outras pessoas, podemos contemplar a necessidade de uma maior empatia com o próximo, de sempre dizer o que sentimos para as pessoas que amamos e de valorizar o hoje e o agora. Através dessas mensagens podemos sentir a fragilidade de relacionamentos humanos e da própria vida. É um livro que ao mesmo tempo que acalenta, avassala nossos corações, então esteja preparado para uma leitura capaz de despertar os mais diversos sentimentos de uma só vez e claro, te levar as lágrimas.

Espero que tenham gostado da indicação de hoje, deste livro que foi mais que especial para mim e entrou inclusive para minha lista de favoritos! Não deixem de comentar o que acharam, ok? Beijos até o próximo post! ♥

6 comentários:

  1. Oi tudo bem? Que legal esse projeto, parabéns para a autora por essa iniciativa, adorei a capa e as ilustrações dentro do livro, tem muitos sentimentos relacionados a todo esse enredo, parabéns pela resenha, vou anotar a dica, pois quero ler, pela sua resenha deu para saber quão profundo é a leitura, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pollyana.

    Achei o enredo deste livro bem interessante e com a sua opinião consegui algumas informações que despertou minha curiosidade. Além da capa e as ilustrações que encantou a resenha. Vou anotar a dica de leitura, pois parece que vale a pena dar uma chance para essa maravilha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que diagramação linda é essa!? Caramba é daquelas que nos faz desejar o livro principalmente pela beleza.
    Confesso que não curto muito livros nesse estilo (vários textos sobre um mesmo tema), não consigo me conectar com o enredo, mas suas impressões me deixaram bem curiosa então valeu pela dica viu!? E parabéns pela leitura e pelas lindas fotos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii, eu estou louca por esse livro e um outro que também foi lançado pela mesma autora. Achei a ideia dela sensacional e perceber a proporção que ele tomou é magnífico. Eu acho que livros assim são importantes para percebermos que não estamos sozinhos, que não somos os únicos a passar por determinadas situações. Amei ler a sua opinião e saber o quanto você gostou da história!!

    ResponderExcluir
  5. Que máximo! Já tinha visto esse livro por aí, mas nem fazia ideia de como ele tinha se originado e achei muito bacana. Gostei muito da sua resenha e tenho certeza que eu me apaixonaria tanto quanto você! Já quero!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei a resenha. Eu até tenho curiosidade de ler este livro. Já tive tumblr e compartilhar as coisas em modo anônimo era a melhor coisa. Adorava! hahaha Acredito, sim, que apesar de ser uma leitura rápida tem bastante profundidade <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir