Resenha #205: Anne Frank - A Biografia Ilustrada


Título: Anne Frank – A biografia ilustrada
AutoraSid Jacobson e Ernie Colón
Editora: Quadrinhos na Cia
Nº de Páginas: 160
Com acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdam, Sid Jacobson e Ernie Colón realizaram esta extraordinária graphic novel. A partir de intensa pesquisa e cuidadosa contextualização histórica, os autores reconstituem a vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdam para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto.
Olá pessoal, tudo bom com vocês? Que eu sou apaixonada pelo Diário de Anne Frank não é novidade para ninguém né? Fui apresentada a Anne quando eu tinha onze anos e lembro-me de ler o livro ansiosa pelo final. Na época eu não sabia do fim do diário e termina-lo foi como perder uma amiga muito querida. Desde então eu procuro ler tudo que se relaciona a Anne, seu diário e o anexo. Desta forma, quando surgiu a oportunidade de ler a Biografia ilustrada não pensei duas vezes!
A Biografia Ilustrada foi escrita por Sid Jacobson e Ernie Colón, com colaboração da fundação A casa de Anne Frank e nos apresenta toda a história da família Frank, desde o momento em que os pais da garota se conheceram até os momentos posteriores ao fim do Holocausto.

Além da história completa da família Frank, esta biografia ainda nos apresenta todo o contextos histórico, que vem desde a primeira guerra, até o início do surgimento do partido de Hitler. Vemos como alguém tão monstruoso pegou o fim da primeira guerra, criou um sentimento de antagonismo direcionado aos Judeus, como se fossem eles os culpados por tal perda, incutindo nas pessoas ideias tão monstruosas ao ponto de chegarem a realidade que foi o Holocausto, com toda sua crueldade e desumanidade.
Esta foi uma leitura muito rica e interessante, onde pude conhecer aspectos diferentes da história dos Frank que me fizeram sentir ainda mais proximidade. Outro ponto que achei extremamente interessante foi o fato desta biografia traçar o panorama histórico com toda a história de Anne. Por mais que conheçamos o que aconteceu, não é comum sabermos todos os detalhes e a realidade política e essa biografia apresenta de maneira clara e precisa todos esses aspectos.

A arte gráfica está um espetáculo à parte. Gostei muito dos traços da ilustração e adorei essa versão mais visual da história, que acredito ser uma ótima pedida para que adolescentes possam conhecer mais do diário e da história mundial. Apesar da temática forte, esse novo formato da fluidez a história, prendendo a atenção até mesmo de novos leitores.
Enfim! Essa é uma nova versão muito rica da história da Segunda Guerra, com enfoque na Família Frank, em especial em Anne, que escreveu um diário que marcou e emocionou gerações, estando eu incluída em meio a essas pessoas. Recomendo muito a todos que querem saber um pouco mais sobre a história de Anne, a história do mundo e claro, sobre o que aconteceu após o fim do diário. É uma leitura extremamente rica, que acredito que todos deveriam fazer.

Espero que tenham gostado da resenha de hoje! Não deixem de comentar, ok? Beijos e até o próximo post!

10 comentários:

  1. Confesso que eu tenho uma crítica diferente sobre Anne Frank. A pessoa dela pelo diário era mais mesquinha e um pouco arrogante. Ela falava mal das amigas e não gostava muito da mãe. Porém o fato do que ela passou logicamente não justifica ter que passar por nenhum tipo de preconceito racial.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, somente tinha visto a capa do livro, mas nunca por dentro. Que imagens bonitas, grandes e bem coloridas. Adorei mesmo e irei comprar meu exemplar.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu também quando me interesso por algo gosto de ler tudo a respeito. O bom de ler livros como esse é que aprendemos um pouco sobre a história do mundo de uma forma diferente, fora da escola. Adoro ilustração. Que bom que está bem completa a história e está muito rica e interessante! Pelo que você apresentou pelas fotos a arte gráfica realmente está espetacular. Acredito que realmente esse formato deve ajudar aprender o leitor apensar da temática forte. Adorei conhecer um pouco sobre o livro, fiquei com vontade de ler também. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Confesso que lendo o diário dela eu não me senti tão tocada assim, e a leitura começou a ficar muito cansativa para mim depois de algumas páginas.
    Mas tenho que admitir que a Graphic Novel ficou linda, e talvez nesse novo formato algumas pessoas se atraiam mais pela história da Anne Frank, entendendo quem ela foi e as coisas que aconteceram, o que seria muito bom.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse livro nas livrarias, só que não sabia desse conteúdo diferenciado! Achava que era O Diário em versão ilustrada! Agora estou com ainda mais vontade de adquirir essa obra apesar da história de Anne Frank ainda estar bem fresca em minha memória.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Que edição mais linda, não só por fora, mas como também por dentro. Parabéns pela resenha, estou a lendo Anne Frank e pretendo comprar uma edição linda como essa.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Em meio a tantos livros e quadrinhos que conhecemos, essa biografia em quadrinhos da Anne Frank me passou despercebida e olha que conheço um pouquinho do catálogo da Quadrinhos na Cia. Gostei da sua resenha, achei essa edição extremamente linda e já quero ler!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, me parece uma ótima obra na parte visual, pelo seu post é um trabalho primoroso. Pretendo ler o diário ainda esse ano, e depois, com certeza irei procurar essa biografia também.

    ResponderExcluir
  9. Oi oi querida!!
    estou amando essa versão ilustrada da história de Anne Frank. Não li o livro, mas tenho a obra no kindle,só falta o incentivo. Porém, com esse quadrinho aí eu estou pensando seriamente em começar a leitura e logo depois comprar essa obra. Adorei a resenha, mas por ser uma historia já conhecia no meio literário, não vi algum inovador na historia.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Amo o diario de Anne Frank e essas ilustrações são demais, eu nunca tinha visto antes por não estar antenada. Amei

    ResponderExcluir