Resenha #215: A Paciente Silenciosa


Título: A paciente silenciosa
AutorAlex Michaelides
Editora: Grupo Editorial Record
Nº de Páginas: 350
Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. 
Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. 
Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
Olá pessoal, tudo bom com vocês? Recentemente recebi minha primeira VIB (Very Important Book), onde veio uma prévia antecipada do livro A paciente Silenciosa, livro de estreia do autor Alex Michaelides que será lançado em 29/04/2019. Trata-se de um Thriller envolvente e impactante. Que tal saber mais sobre ele?
Neste livro conheceremos a história de Alicia, uma pintora que se tornou manchete por um crime: ela matou seu marido de forma brutal, tentando se matar em seguida. O socorro foi prestado a tempo, mas desde então ela não pronunciou uma só palavra para elucidar o crime.

Ela é considerada inimputável e é enviada para uma clínica mental chamada Grove. Decorridos quase seis anos, ela ainda não voltou a pronunciar uma só palavra.

Theo Faber é um psicoterapeuta forense que acompanhou o caso de Alicia e acredita que pode trata-la, apesar de ninguém mais ter conseguido.  

Ele acredita que pode fazer Alicia falar... mas, as pessoas estariam preparadas para quando ela o fizesse? O que o silêncio de Alicia esconde?
O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre a visão de Theo e o diário de Alicia, que ela escreveu antes do crime acontecer. Enquanto Theo analisa o estado mental de Alicia e tenta juntar as peças que dariam um vislumbre de sua personalidade, nós leitores podemos conhecer um pouco mais de sua história e de sua vivência – as pessoas que a cercavam, sua vida real.

Aqui temos um Thriller onde o autor não tenta desvendar um crime e sim a mente de uma criminosa que se calou, recusando-se até em falar em sua própria defesa. É um livro que apresenta diversas informações sobre transtornos mentais, sobre a psique humana e traumas, em meio a uma trama bem construída, com personagens complexos e sem pontas soltas ou questões não respondidas pelo caminho.
Este é um daqueles Thrillers que faz com que você mergulhe na história, sendo impossível larga-la antes do fim. Alex nos apresenta um grande quebra cabeças, com diversas nuances que brincam com nossas certezas e nos surpreendem a cada nova revelação.

Este foi um livro que praticamente devorei (li em apenas seis horas rs), com um enredo totalmente envolvente e com um final surpreendente, de tirar o fôlego. Sequer cheguei a imaginar aquele desfecho e quando ele se revela é nada mais, nada menos, que impactante.

A paciente silenciosa com toda certeza entrou para o meu top 05 de melhores Thriller psicológicos e por isso o recomendo a todos vocês. Se joguem nesta leitura e deixem-se impactar e surpreender, como aconteceu comigo. Vai por mim, a leitura vale cada uma de suas páginas!

11 comentários:

  1. Oie,
    eu amo um bom thriller, sempre gostei desse tipo de gênero.
    O legal é que a história é de uma mulher que se cala em sua defesa, véi, isso é muito curioso e certamente quero ler.
    Apresentar alguns problemas mentais no livro deixa a história melhor ainda, recentemente li um livro sobre uma psicopata de 16 anos, muito bom

    ResponderExcluir
  2. Tem muito tempo de que não leio um thriller, mas esse com certeza irei ler. Até porque além do crime, temos um psicoterapeuta forense e como estudante de psicologia não poderia deixar passar essa história, quem vem exatamente desvendar a mente de uma assassina, que não fala. Como será que ele irá trata-la. Enfim, fiquei muito curiosa e louca para poder adquirir essa obra. Com certeza irei incluir na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Adoro thrillers e esse livro deixou minha curiosidade bem aguçada, seu enredo parece ser muito surpreendente. Confesso que estou muito interessado na obra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem? Fiquei louca de curiosidade aqui. Eu amo thrillers e não conhecia esse; como pode?!

    Já quero ler!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Essa história chama mesmo a atenção, passa pela cabeça 1001 opções pelo motivo da criminosa se calar.
    Uma pena o livro não ter sido lançado ainda, pois estou realmente curiosa para saber o desfecho do livro. Assim que eu tiver a oportunidade irei lê-lo!

    ResponderExcluir
  6. Oi! A Sabrina recebeu a caixa também e ficou super empolgada com a leitura! Espero poder ler quando lançarem e já sei que vou gostar demais, afinal amo livros com essa pegada. Esse final impactante já me deixou curiosa demais!! Obrigada por suas impressões, mal posso esperar para ler!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Sou muito apaixonada por thrillers e não vejo a hora de poder ler essa história.
    Já está na minha lista de desejos.
    É uma primeira resenha que leio dele e já fiquei doida para descobrir o que acontece!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Eu recebi essa caixinha e vai ser a minha leitura de hoje, não vejo a hora de iniciar. Eu amo thriller e ver tantos comentários positivos me deixa bem animada.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Desde que comecei a ver algumas resenhas sobre esse livro estou bem curiosa para conhecer a escrita do autor.
    Adoro thrillers, a forma como consegue nos envolver e entrar na mente humana para desvendar mistérios e as nuances são demais. Gostei da perspectiva da narrativa ser por outro personagem.


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Eu tô doida para ler esse livro! Adoro thrillers e esse parece ser um daqueles que vai me prender desde o início. Adorei sua resenha e os comentários que fez sobre a história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Se entrou para o seu top five, tem que no mínimo entrar no meu carrinho de compras agora... rs Achei a capa assustadora, mas a premissa me ganhou e me deixou mais que curiosa.
    beijos

    ResponderExcluir