Resenha #244: Mulheres e Ficção


Título: Mulheres e Ficção
AutoraVirgínia Woolf
EditoraCompanhia das Letras
Nº de Páginas: 104
Hoje considerada uma das maiores escritoras do século XX, Virginia Woolf foi uma grande romancista e ensaísta, bem como figura de destaque na história da literatura como feminista e modernista. Ela se preocupava em particular com a experiência das mulheres, não apenas nos romances, mas também nos ensaios. Prova disso é esta pequena coletânea que trata do papel das mulheres na ficção.
Com ensaios que versam sobre a autora Jane Austen, as personagens Jane Eyre e Catherine Earnshaw (de O morro dos ventos uivantes) e vários outros temas, Woolf explora o lugar que as mulheres ocuparam e ainda podem ocupar na literatura.
Outros ensaios aqui reunidos falam também da ficção moderna, do ponto de vista do leitor comum, das diferentes formas de se ler um livro, e de diversos temas caros a todos os interessados por literatura.
Olá pessoal, tudo bom com vocês? Esse ano, como vocês sabem, eu decidi sair da minha zona de conforto literária. Me aventurei por gêneros que nunca me imaginei lendo e por muitas vezes tive uma grata surpresa com o que encontrei. Seguindo a proposta de conhecer o novo, acabei me deparando com Mulheres e Ficção da Virgínia Wolf e pensei logo: “Por que não?!”. Que tal conferir minhas impressões de leitura?
 Mulheres e ficção é um compilado de ensaios da autora Virgínia Woolf que abordam o papel da mulher na ficção, seja àquele ocupado, o que poderia ocupar, assim como obras escritas por mulheres, chegando a explanar um pouco sobre o leitor comum.


Confesso que como não sou uma leitora assídua de ensaios, tive um pouco de dificuldade de encontrar um ritmo de leitura, mas não por não apreciar a narrativa e sim por sentir que aquilo que eu estava lendo merecia muito mais atenção do que estava sendo empregada.

O primeiro ensaio – que dá nome ao livro – me ganhou logo de cara. Nele Virgínia Woolf traça um panorama de como o papel dado a mulher, o lugar que ocupavam na história influenciou em sua ficção e na forma como a mesma é vista.

Achei muito interessante e pertinente a forma como ela abordou a temática e este ensaio me fez refletir sobre tal temática.
Outro ensaio que adorei ler foi o escrito sobre Jane Austen. Sabe quando você lê algo e concorda com cada palavra, cada vírgula? Pois é! Achei simplesmente genial e recomendo que todos os que admiram a autora procurem ler tal ensaio.

Não falarei sobre cada um dos textos por aqui, mas destaco também o escrito sobre as irmãs Brontë, O leitor comum e Ficção Moderna.

Apesar de ter destacado apenas alguns, o livro como um todo é muito interessante e trás discussões muito pertinentes sobre a temática. Alguns ensaios fugiam um pouco do meu interesse, mas já era o esperado quando iniciei a leitura.

Enfim! Apesar de bem diferente do que estou acostumada, Mulheres e ficção foi uma ótima leitura, que despertou muito meu interesse para temática apresentada e para conhecer outras obras da autora, o que pretendo fazer em breve.

Recomendo a leitura para àqueles que já admiram a autora, para os que desejam conhecer sua escrita, para os que gostam de ensaios e para aqueles que desejam sair de sua zona de conforto literária, assim como eu.

Espero que tenham gostado de conferir minhas impressões. Não deixem de comentar ok? Beijos e até o próximo post!

17 comentários:

  1. Já li esse livro e acho extraordinário e necessário, principalmente em um momento no Brasil em que ser ignorante se tornou motivo de orgulho. Também apreciei o ensaio sobre a Jane hehehehe.. ensaios como esses da Virginia acabam colocando a gente em outro ritmo de leitura mesmo. Gostei de suas impressões e espero vir mais vezes aqui encontrar livros do tipo <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Poxa, eu compartilho da mesma opinião que você: não me dou muito bem com ensaios. Acho a leitura mais arrastada.
    Mas só de você citar a autora aborda sobre Jane Austen eu fiquei curiosa, se surgir a oportunidade irei querer ler o livro!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nunca li um ensaio, e não sei se me daria bem com esse tipo de escrita, então isso me desanimou um pouco. Mas, tirando isso, o livro parece ser muito bacana. Adorei a resenha!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Você realmente tem se aventurado por novos gêneros literários, eu ainda não conhecia obras como essa que trazem ensaios, mais achei bastante interessante e sua opinião me despertou curiosidade. Imagino que por ser algo novo, por essa razão a leitura não tenha fluido como imaginava.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana saber que você resolveu sair da sua zona de conforto.
    Eu sempre procuro algumas leituras que falei sobre livros ou sobre leitores e vou anotar essa dica.
    Atualmente estou lendo "O mundo da escrita: Como a literatura transformou a civilização" e está bem interessante!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Estava conversando agora a pouco sobre esse livro com uma amiga e cheguei até a ficar surpresa quando o vi aqui!
    Sabe, tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Virginia Woolf e esse livro traz assuntos tão relevantes que é impossível não querer ler <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Se existe uma autora que me intimida muito é a Virginia Wolf! Tenho a impressão que me sentirei bem burrinha lendo seus livros.
    Fiquei imaginando você lendo sobre a Jane Austen e amando cada palavra. Fangirl que chama né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tive que colocar o livro na minha lista de desejados!!!

    Eu nunca li nada da autora e tenho apenas um livro dela aqui, que estou criando coragem para ler, vez que utiliza o recurso do fluxo de consciência, o que exige mais de mim como leitora.

    Sei que vou amar ler esses ensaios, sobretudo os sobre a Jane Austen e sobre as irmãs Brontë. Já estou louca para ler, mas infelizmente terei que aguardar alguns meses.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Esse tipo de livro é algo que me tira totalmente da minha zona de conforto, mas ao mesmo tempo é algo que eu estou ansiosa para ler. Adoro livros que abordam a mulher na historia e na sociedade, então pode ter certeza que ele já entrou na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  11. Oi Polly!

    Esse livro é maravilhoso! Eu amo Virgínia Wolf, ainda não li esse livro, mas parece ser incrível. Gosto muito de como ela aborda as coisas em suas obras. Fico feliz que mesmo não sendo algo que costuma ler tenha gostado tanto. Já estou ansiosa para conferir

    ResponderExcluir
  12. Adoro ler ensaios, embora faça um certo tempo que eu não leio a nenhum. Gostei da temática envolvida nesse livro, ter mulheres como foco sempre nos faz compreender mais o espaço que vagarosamente vinhemos ocupando na literstura mundial. Certamente este é um livro que me encantou por sua temática abordada e irei de certo querer lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Polly!

    Você acredita que eu nunca li Virgina Woolf? Pelo menos não me recordo nesse momento e se li tem muitos anos, mas gostei da premissa/temática e a sua resenha ficou muito boa. Outro aspecto positivo ao meu ver é a pequena quantidade de páginas, dá para ler em um dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Polly! Gostei da indicação! Realmente demora mais para pegar um ritmo em um livro desse tipo, com ensaios, principalmente se não fazem parte da sua zona de conforto! Que bom que você decidiu fazer essa leitura, ela pelo visto foi enriquecedora. Gostei muito da dica também, é uma ótima oportunidade de também sair da minha zona de conforto. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro e a cada vez que leio uma resenha dela fico impressionada, mas ainda não li e quero muito!
    Sua resenha só instigou mais a minha curiosidade em ler esses ensaios, vou ser sincera também não é meu gênero de leitura, mas vou arriscar. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  16. Olá, ainda não li nada da autora e admito também nunca ter lido nenhum ensaio. Mas foi impossível não me interessar por esta obra depois de ler tudo o que você escreveu, me parece algo rico que merece ser lido. Não se algum dia terei a oportunidade de desfrutar desta experiência, mas gostaria que soubesse que você plantou uma sementinha aqui e que se a oportunidade surgir, me lembrarei de suas palavras.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  17. Oie amore,

    Preciso sair da zona de conforto, mais é tão difícil né!
    Na verdade uma briga rsrsrs!
    Não conhecia o livro, mas seria sair totalmente da minha zona de confoto e é algo que tem que estar preparado psicologicamente.
    Fica pra uma próxima!


    Beijokas!
    www.facedeumacapa.com.br

    ResponderExcluir